Prefeitura de Palmeira ajusta despesas diante da redução de repasses federais
Medidas de responsabilidade fiscal buscam manter o equilíbrio das contas e garantir a continuidade dos serviços essenciais.
A redução dos repasses federais aos municípios brasileiros tem exigido maior controle das despesas e adequação dos orçamentos à realidade financeira. Em Palmeira dos Índios, a Prefeitura adotou medidas de responsabilidade fiscal para enfrentar esse cenário e preservar os serviços públicos.
O Fundo de Participação dos Municípios (FPM) registrou queda real de 7,53% em agosto e de 5,56% em setembro, já descontada a inflação. A redução da arrecadação federal impacta diretamente os recursos destinados às administrações municipais.
Entre as iniciativas adotadas pela gestão municipal estão:
Recuperação de receitas próprias:
Implantação do Programa de Recuperação Fiscal (PREFIS), com condições especiais para a regularização de débitos tributários municipais;
Modernização administrativa: digitalização de processos e desburocratização dos serviços, visando à eficiência e à economia de recursos;
Revisão de despesas: adequação dos gastos à capacidade de arrecadação, com foco no uso eficiente dos servidores e dos recursos públicos.
O controlador geral do município, Marcondes Oliveira, informou que as medidas de contenção de gastos integram o compromisso da gestão da prefeita Tia Júlia com a responsabilidade fiscal “Estamos atuando com rigor na contenção de gastos, respeitando a transparência e a manutenção dos serviços essenciais, especialmente nas áreas de saúde, educação, assistência social e infraestrutura”, destacou.
Segundo o controlador, as medidas buscam garantir o equilíbrio financeiro e a continuidade das políticas públicas diante dos desafios econômicos enfrentados pelos municípios brasileiros. “Diante desse cenário, todos os municípios precisam controlar as despesas operacionais e promover ajustes para adequar os gastos à realidade da arrecadação. Não tem como ser diferente disso”, concluiu o controlador.
Veja também
Últimas notícias
Equipamentos elétricos são encontrados caídos e desmontados às margens da AL-413, em Barra de Santo Antônio
Câmeras registram momento em que homem é baleado dentro de casa em Arapiraca
Homem de 58 anos fica ferido após colisão entre carro e motocicleta em Branquinha
Saúde de Maceió disponibiliza prótese mamária externa para mulheres mastectomizadas
Maceió amplia acesso ao Implanon pelo SUS e já beneficia mais de sete mil mulheres
Prefeitura de Maceió inicia vacinação antirrábica no sábado (7); veja locais
Vídeos e noticias mais lidas
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
