Polícia

Participante de cavalgada é preso por desacato e resistência à prisão

Jovem também foi denunciado por injúria racial e desobediência

Por 7 Segundos Arapiraca com 11º BPM 02/10/2017 11h11
Participante de cavalgada é preso por desacato e resistência à prisão
José Givonildo Romão dos Santos, de 34 anos, foi preso acusado de praticar arrombamentos de veículos e residências - Foto: Reprodução

O município de Piaçabuçu foi palco de uma grande cavalgada nesse domingo, 01 de outubro. O evento realizado na cidade ribeirinha, banhada pelo Rio São Francisco, foi concluído com apresentações artísticas, realziada com a presença de efetivo da Polícia Militar.

Já era madrugada desta segunda-feira (02) quando um dos participantes da festa esbarrou na guarnição que fazia a segurança do evento. Visivelmente sob efeito de bebida alcoólica, conforme consta no informe enviado à imprensa pelo 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Elderson Evangelista dos Santos, 21 anos, repetiu a afronta contra a guarnição, de forma proposital, mesmo após ser aconselhado a se dirigir para casa.

Além da atitude desrespeitosa, o jovem demonstrou comportamento ofensivo ao dizer que a presença da polícia no local era problema. Além disso, Elderson xingou os policias e chamou um dos integrantes da guarnição de “negro safado”, conforme registrado pelo 11º BPM.

Diante dessa situação, restou aos policiais agir. Contudo, o autor das ofensas recusou-se a ser submetido a uma revista pessoal, voltando a proferir palavras de baixo calão. Os xingamentos geraram a ordem de prisão e a detenção do cavaleiro conduzido “ao xadrez da viatura, onde fingiu ter desmaiado”, ressalta a Polícia Militar.

O registro da ocorrência acrescenta ainda que os policiais tentaram prestar socorro ao jovem, mas ao abrir a porta da viatura, “o autor tentou desferir um golpe em um dos integrantes da guarnição e empreender fuga, sendo contido e posteriormente levado para a Delegacia Regional de Penedo, onde foi lavrado o flagrante”.