Geral

Empresários de Palmeira cobram explicações da prefeitura para atrasos em obras no Centro

Prefeito Júlio Cesar ouviu as demandas e destacou prazos para atendê-las

Por 7Segundos com Assessoria 24/01/2019 14h02
Empresários de Palmeira cobram explicações da prefeitura para atrasos em obras no Centro
Praça São Pedro é uma das que se encontra com as obras atrasadas - Foto: Assessoria Prefeitura de Palmeira dos Índios

Uma série de preocupações relacionadas ao comércio levou o Sindilojas Palmeira dos Índios a agendar uma audiência com o prefeito do município, Júlio Cezar. A extensa pauta envolveu, desde obras atrasadas ao ordenamento do comércio da cidade. A reunião aconteceu ontem (23) e o prefeito sinalizou prazos para atender as demandas. Um novo encontro ficou agendado para o dia 27 de fevereiro.

O presidente do Sindilojas Palmeira, Gilton Lima, apontou que o atraso na reforma da Praça São Pedro, cujas obras deveriam ter sido finalizadas em novembro e estava com data de entrega prevista para o dia 23 daquele mês, tem prejudicado o comércio e seu entorno, inclusive contribuiu para o fechamento de duas lojas. O prefeito se comprometeu a finalizar a reforma até o próximo dia 30 de março.

A Praça da Independência, localizada no Centro da cidade, em que a sua obra foi iniciada há cerca de dois anos, vem trazendo sérios transtornos ao comércio, já que os tapumes, as metralhas espalhadas levantam bastante poeira, pois além do sujarem os empreendimentos, afasta os consumidores a frequentarem a região. Júlio Cezar assegurou que entregará a praça concluída em 30 dias.

A construção do Calçadão do Comércio- que teve a obra iniciada no período de maior circulação de pessoas do setor, as festas de final ano, ainda não foi finalizada e até o momento já foram registrados quatro acidentes envolvendo transeuntes do local. De acordo com o presidente Lima, o prefeito reconheceu o transtorno aos empresários e pediu desculpas, responsabilizando as construtoras por não horarem com o cronograma apresentado, porém garantiu que o serviço será concluído em 30 dias.

Quanto à região onde funcionava a Algodoeira Limoeirense S/A (ALGOLIM) e hoje existe um estacionamento, Júlio Cezar confirmou a existência de um projeto para a construção de um terminal de transporte alternativo, o qual deverá ser entregue a uma empresa de arquitetura em até 30 dias, dessa maneira deverá ordenar as paradas e assim não prejiudicará mais o comércio.

Sobre à feira livre, o gestor do município afirmou que também existe um projeto para ordená-la, a padronizando tanto no entorno do Supermercado Unicompra como também nas ruas paralelas, mas não disse quando isso irá ocorrer.

A desativação do Posto Padre Cícero, o qual se tornou um ponto informal de parada de veículos, também foi pauta da reunião, pois os veículos são estacionados de qualquer forma e prejudicam o tráfego na região- sendo que o prefeito afirmou que o município iráorganizar o trânsito no local , atráves da utilização de gelo baiano e do ordenamento do ponto de paradas de vans, assim como também sugeriu aos empresários do comércio, que convidem o proprietário do posto para uma reunião,  a fim de sensibilizá-lo sobre a situação.

GT

Durante a reunião, Gilton Lima propôs a criação de um Grupo de Trabalho (GT), em prol do fortalecimento do comércio e os filiados ao Sindilojas demonstraram interesse e se comprometeram em se articular nesse sentido. Já sobre à Guarda Municipal, as entidades participantes solicitaram a manutenção dos guardas no comércio e o prefeito acatou a solicitação. 

Além do presidente do Sindilojas, participaram da reunião o presidente da Associação Comercial Empresarial de Palmeira dos Índios (ACEPI), Ricardo Simplício; diretor do Sincadeal, Edvaldo Brito Cunha; a representante da Mulher Empresária, Isa Dantas; a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Cléa Carvalho, e o prefeito Júlio Cezar, e o vice-prefeito, Márcio Henrique, o comandante do 10° Batalhão, tenente-coronel Marcos Vinícius Rodrigues Vanderlei, entre outros.