Geral

Há cinco meses, crianças esperam reforma de creche na zona rural de Arapiraca

Desde setembro do ano passado as atividades foram suspensas para a reforma da unidade escolar

Por 7Segundos 22/02/2019 18h06
Há cinco meses, crianças esperam reforma de creche na zona rural de Arapiraca
A Prefeitura de Arapiraca informou que as obras foram retomadas e que a conclusão seja realizada antes do dia 11 de março - Foto: Reprodução

As crianças que estudam no Centro de Educação Infantil (CEI) João Jesuino, localizado na comunidade Cangandu, na zona rural de Arapiraca, estão há cinco meses esperando a conclusão da reforma da unidade escolar para retornar às atividades. O ano letivo referente à 2018 foi interrompido em setembro quando iniciaram as obras de reforma que até  agora não foram concluídas.

O problema é que o ano letivo de 2019 inicia no dia 11 de março e as mães temem que os filhos fiquem novamente um longo período sem frequentar a creche.

De acordo com as denúncias que chegaram pelo WhatsApp do 7Segundos, os serviços de reforma foram iniciados ainda no ano passado, mas logo em seguida as obras foram paralisadas.  As mães afirmam que foram orientadas a renovar a matricula dos filhos,  mas ninguém  soube informar quando seria retomadas as obras e o início das atividades.

A creche atende 160 criancas do Cangandu e de outras comunidades rurais circunvizinhas. Uma mãe, que não  quis se identificar, e que tem dois filhos com 2 e 4 anos de idade disse que a suspensão das atividades está dificultando que precisar trabalhar e não tem com quem deixar as crianças. "Eu moro no Cangandu mas trabalho no Centro de Arapiraca. Saio logo cedo e só  retorno a noite. Meus dois filhos  ficam com a minha mãe que é  doente. E toda sexta-feira eu preciso pagar alguem pra cuidar deles pra não  sobrecarregar tanto a minha mãe", relatou.

Os serviços de reforma compreendem a construção de banheiros, reparo do telhado, piso, pintura e serviços de instalação elétrica. "Se não  foi possivel realizar tudo isso em cinco meses, não  será possivel concluir até  o dia 11de março", desabafou uma mãe  de aluno.

Em nota, a assessoria de comunicação (Ascom) da Prefeitura de Arapiraca informou que as obras foram retomadas e que a conclusão seja realizada antes do dia 11 de março.

Veja, abaixo, a nota na íntegra:

A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Educação e Esporte, informa que a obra de recuperação do Centro de Educação Infantil João Jesuíno, localizada no povoado Cangandu, zona rural de Arapiraca, já foi retomada, após acordo entre o município e a construtora responsável. A previsão é que a parte interna da obra seja finalizada antes da volta às aulas, para não prejudicar os alunos.