Meio ambiente

[VIDEO] Paraquedista lança mais de 100 milhões de sementes em área desmatada da Amazônia

O paraquedista Luigi Cani saltou a 300 quilômetros por hora para lançar as sementes

Por Razões para acreditar 31/03/2022 08h08 - Atualizado em 31/03/2022 09h09
[VIDEO] Paraquedista lança mais de 100 milhões de sementes em área desmatada da Amazônia
Paraquedista lança mais de 100 milhões de sementes em área desmatada - Foto: Reprodução/Instagram

O paraquedista Luigi Cani saltou a 300 quilômetros por hora, em um dos momentos mais importantes de sua carreira, para semear uma região bastante machucada pela ação do homem.

Luigi, que é recordista mundial do salto com o menor paraquedas do mundo, levou a enorme quantidade de sementes de 27 espécies de árvores nativas do bioma local para o coração da floresta.

“Passamos por um processo bastante exaustivo até reunir todas as ferramentas capazes de fazer essa ação se tornar possível. E não há sensação melhor do que o momento em que tocamos o pé novamente no solo e sabemos que tudo deu certo. As sementes coletadas para o projeto possuem índice germinativo superior a 95% e não necessitam de intervenção humana para germinar, portanto, em alguns anos veremos os frutos dessa ação inédita”, afirmou o paraquedista, que foi convidado pela Audi para tocar o projeto.

De acordo com o portal Ciclo Vivo, cerca de 3,7 toneladas de materiais e equipamentos foram despachados via barco para Novo Aripuanã (AM), enquanto outras ações eram realizadas com o veículo elétrico Audi e-tron em solo.

Luigi levou uma caixa de madeira biodegradável com mais de 1m³ e 300 kg de sementes para o salto. Em seguida, saltou de uma aeronave a 14 mil pés de altura – 4,2 quilômetros acima do chão!

Ao atingir 2.000 metros da área desmatada, o paraquedista mergulhou a incríveis 300 km/h, alcançou a caixa (que estava em queda livre) e liberou as sementes na altura perfeita para garantir uma distribuição precisa e uniforme das sementes.

“A Audi do Brasil tem investido em projetos que sejam capazes de promover os valores da marca por meio de ações que beneficiem e gerem legado para a sociedade. Portanto, apoiar mais esta importante ação do Luigi Cani foi motivo de grande orgulho para todo o time de colaboradores da marca”, celebrou Cláudio Rawicz, responsável pela área de marketing e comunicação da Audi do Brasil.

A ação foi complementada por outra entrega maciça de sementes, desta vez em uma comunidade indígena no Amazonas que precisava de recursos. Ao todo, 6 milhões de sementes saudáveis foram doadas.

De acordo com a Audi, esta é a segunda iniciativa da marca na região norte brasileira este ano. Além do plantio das 100 milhões de sementes, a montadora irá instalar postes de energia solar e realizar a entrega de lampiões em comunidades ribeirinhas na região Amazônica em abril.

O projeto é uma parceria com a Audi Environmental Foundation, braço filantrópico da AUDI AG, e a ONG Litro de Luz. Mais de 100 famílias serão diretamente beneficiadas com a iniciativa.