Celebridades

Coreógrafo de Pabllo Vittar detalha mistura do K-Pop com música regional em 'Batidão Tropical'

Em conversa com a Quem, Flavio Verne falou sobre dividir a direção criativa do novo álbum com a cantora

Por Revista Quem 01/07/2021 09h09
Coreógrafo de Pabllo Vittar detalha mistura do K-Pop com música regional em 'Batidão Tropical'
Flavio Verne e Pabllo Vittar - Foto: Ernna Cost

Batidão Tropical, o mais novo álbum de sucesso de Pabllo Vittar, marcou uma nova fase na carreira da artista. A cantora bateu recordes nas plataformas de streaming com o lançamento do projeto e conquistou o público com a performance impecável no clipe de Triste com T. Quem comanda a direção criativa do disco ao lado de Pabllo é Flavio Verne.

Misturando passos icônicos do K-Pop com a regionalidade nordestina de Batidão Tropical, o coreógrafo busca pela inovação em seus projetos com a cantora. "Gosto muito de ir com a Pabllo no estúdio, quando ela está gravando. É um momento muito rico. Consigo ter outra leitura da música quando ouço as versões antes, consigo entender o que a Pabllo ouve, os instrumentos... Para mim, enquanto coreógrafo, é muito rico porque eu entendo todas essas camadas", explica Verne para a Quem.

"O 'Batidão Tropical' é um projeto que tem muito a ver com a infância da Pabllo, as bandas de forró no início dos anos 2000, é muito regional. Paralelo a isso, a Pabllo também é viciada em K-Pop, ela ama muito. Minha ideia de trazer o K-Pop e misturar a coreografia dentro de uma música tão regional, é justamente trazer uma coisa nova. Se a gente coloca a Pabllo dançando as coreografias originais, é legal, claro, mas a gente já viu", detalha.

No clipe de Triste com T, há referências de coreografias de grupos como BLACKPINK e TWICE. "Queríamos trazer algo novo, a Pabllo de hoje com a das origens dela. Um visual novo, o jeito de fazer clipe, que fizemos por capítulos. Sempre queremos trazer essa mistura, de coisas novas e já conhecidas. A gente já assiste muitos vídeos de coreografia de K-Pop. Naturalmente os passos e os desenhos de palco já começam a ficar no nosso subconsciente. É muito mais simples. Na hora que vou mostrar para ela o que estou pensando, aquilo já está no nosso vocabulário, por já ser algo que a gente consome no nosso dia a dia."

O bailarino brasiliense já trabalha com Pabllo há alguns anos, sendo seu primeiro trabalho com a cantora em 2018. "Desde 'Problema Seu', que foi minha primeira coreografia com a Pabllo, eu já faço a coreografia pensando em viralizar. Para as pessoas postarem nas redes sociais, queria ver as pessoas reproduzindo a coreografia. Isso se intensificou mais com a chegada do TikTok e do Reels. A gente não fica preso nisso, não é nossa prioridade. Mas a gente sempre pensa, está dentro das coisas que queremos cumprir na coreografia. Que as pessoas reproduzam e que a gente tenha uma resposta."

Além de Pabllo e Luísa Sonza, Verne já trabalhou com diversas celebridades como Anitta, IZA, Aretuza Lovi, Ludmilla, Luan Santana, Simone e Simaria. Ele começou a dançar ainda criança, com 10 anos de idade, fazendo cursos em Brasília. Depois de fazer faculdade de licenciatura em dança, o bailarino estudou em Nova York, nos Estados Unidos.

"Em São Paulo [quando se mudou em 2015], a minha carreira de bailarino não aconteceu muito. Eu sempre tive um perfil muito afeminado, sempre tive um estereótipo de 'menino gay afeminado'. Para mim era difícil conseguir trabalho como bailarino. A carreira de coreógrafo foi uma opção, que eu gostei bastante, comecei a investir e deu certo."