Copa do Mundo 2022

Wilton Sampaio pode apitar a final da Copa do Mundo

Árbitro está cotado para comandar o último jogo da competição

Por Yahoo Esportes 12/12/2022 10h10
Wilton Sampaio pode apitar a final da Copa do Mundo
Wilton Pereira Sampaio - Foto: Globoesporte/Al

O árbitro brasileiro Wilton Sampaio pode apitar a final da Copa do Mundo após Michael Oliver ser expulso pela FIFA (Federação Internacional de Futebol Associado). Mateu Lohz, que foi o árbitro do confronto entre Argentina e Holanda, também foi excluído pela FIFA.

Essa decisão da Fifa denota que Sampaio convive com a chance de arbitrar a final deste domingo (18), já que o Brasil foi eliminado pela Croácia nas quartas de final. Wilton compete neste momento contra Anthony Taylor e entre outros juízes para a final.

Oliver até impressionou pela forma do seu controle de partidas nesta Copa do Mundo, inclusive no revés brasileiro para os croatas nos pênaltis. No entanto, ele não foi eliminado na última semana do torneio, disseram fontes ao veículo “The Times”. Ainda também existe a chance de Taylor, o outro árbitro inglês no Catar.

A atuação de Wilton nas quartas de final da Copa do Mundo entre França x Inglaterra foi criticada pelos ingleses. Insatisfeitos com algumas sinalizações ou não marcações, os torcedores britânicos acessaram a página do árbitro na Wikipédia na versão em inglês e fizeram diversas alterações.

"Wilton Pereira Sampaio é um árbitro francês e cego, que perdeu seu cão-guia. Por favor devolver o cão se achado, o cão tem uma partida para apitar", redigiram. Logo depois foi retirado da página outra crítica desse árbitro goiano no último sábado (10).

IMPRENSA E PALAVRA DO ATLETA

A “BBC Sport” noticiou que essa crítica foi em referência à sua 'exibição errática', enquanto o “The Guardian” opinou em que às vezes 'parecia que ele estava tentando adivinhar’ [as marcações]." Outro que não poupou críticas ao Wilton foi o zagueiro Maguire.

O beque saiu desolado com a eliminação do seu país para França nas quartas desta Copa, atendeu a imprensa na zona mista e deu a sua opinião sobre o desempenho do juiz. “Não consigo explicar quão ruim foi o desempenho", criticou. "Ele nunca nos deu nada”, argumentou.