Futebol

Quanto custa assistir à final da Copa do Mundo do Catar?

Ingressos para a final de domingo são os mais caros da história

Por Yahoo Esportes 16/12/2022 10h10
Quanto custa assistir à final da Copa do Mundo do Catar?
Messi e Mbappe - Foto: ogoal.com

Quem deixou para a última hora não vai encontrar ingressos para a grande decisão da Copa do Mundo do Catar. Como sempre, os tickets se esgotaram há muito tempo e agora a única forma de estar presente em Lusail durante a final é através dos diferentes sistemas de revenda.

Porém, antes de buscar uma vida em outro lugar, ainda há um pouco de esperança para quem deseja conseguir uma entrada pelos canais oficiais.

Para ter a oportunidade de curtir uma final de Copa do Mundo, é preciso antecipar os acontecimentos, conseguir um ingresso rápido e torcer para que seu país chegue a esse jogo.

No entanto, são muitos os torcedores que decidem ceder seus assentos no estádio quando seu time é eliminado. Depois das derrotas para Croácia e Marrocos, a Fifa poderia abrir uma janela reduzida para distribuir as vagas que ficaram gratuitas.

Antes da Copa do Mundo começar, os ingressos divididos em quatro categorias tinham os seguintes preços:

Categoria 1: 1.512 euros (pouco mais de 8,5 mil reais), Categoria 2: 943 euros (cerca de 5,3 mil reais), Categoria 3: 568 euros (3,2 mil reais) e Categoria 4 que só foi comercializada para residentes: 188 euros (cerca de 1.062 reais).

No caso de serem colocados à venda alguns bilhetes, este preço é indicativo, uma vez que pode variar de acordo com o interesse que o próprio jogo desperte.

Por exemplo, os ingressos de revenda oferecidos oficialmente pela FIFA para Argentina - Croácia, ficaram 5% mais caros que o preço original.

Os preços mais caros da história
Nunca um torcedor de futebol precisou desembolsar tanto dinheiro para assistir à final de uma Copa do Mundo.

O preço médio de um ingresso para a final entre França e Croácia na última Copa do Mundo foi de 642 euros (pouco mais de 3,6 mil pela cotação atual), 40% a menos do que para o confronto deste domingo.

Em qualquer caso, não é um problema exclusivo da partida entre Argentina e França que será disputada em Lusail, mas ao longo do torneio os preços a pagar por cada ingresso foram muito altos. A média tem sido de 328 euros por jogo (1853 reais), 82 a amais do que na Rússia 2018, segundo um estudo da Keller Sports.

Até agora, neste século, a Alemanha 2006 é considerada a Copa do Mundo mais acessível. O preço médio por bilhete fixou-se nos 115 euros (pouco menos de 650 reais), enquanto na final subiu para os 254 euros (cerca de 1435 reais).