Futebol

Alvo do São Paulo, atacante Cléber é suspenso por doping

Jogador nega uso de substância usada por atletas que buscam a suplementação hormonal

Por Yahoo Esportes 27/12/2022 11h11
Alvo do São Paulo, atacante Cléber é suspenso por doping
Ceará venceu o Bahia por 3 a 1 e abriu vantagem no Nordestão - Foto: Reprodução/LiveFC

Um dos alvos do São Paulo para reforçar seu ataque, Cléber, do Ceará, não vai chegar para a temporada 2023. O atacante revelou nesta segunda-feira que foi flagrado no doping pela substância Tamoxifeno, utilizada para câncer de mamas, e ter sido afastado preventivamente.

O jogador nega ter utilizado a substância que é encontrada em remédios conhecidos entre os atletas que buscam a suplementação hormonal para favorecer o desenvolvimento de sua musculatura e ganhar força para as competições.

"Fui tomado de surpresa esta semana ao receber um comunicado da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (BCD) sobre a presença de uma substância proibida nas amostras da minha urina coletada em novembro deste ano. A substância identificada é um metabólito do Tamoxifeno", disse Cléber, em suas redes sociais.

"Esclareço que nunca fiz uso intencional de qualquer substância proibida e jamais atuaria com o objetivo de buscar uma vantagem indevida. Eu dedico minha vida ao esporte e respeito muito o jogo justo e limpo", afirmou. "Por isso, optei, de boa-fé e de modo a colaborar com as autoridades, por aceitar uma suspensão preventiva, até que tenhamos maiores informações sobre o ocorrido."

“Estou atuando junto com meus advogados e bioquímicos, de modo a identificar a fonte da substância identificada nas minhas amostras. Espero poder esclarecer em breve este triste episódio para provar a minha inocência e poder retornar aos gramados. Agradeço a todos pela compreensão neste momento”, finalizou.

Cléber atuou em 40 jogos pelo Ceará na temporada 2022. Seus nove gols e duas assistências não ajudaram a livrar o time do Nordeste do rebaixamento no Brasileirão.