Futebol

Alagoana Marta chora a morte de Pelé: 'Fomos abençoados por sua arte'

Rainha do futebol chorou ao falar sobre a morte do Rei

Por Yahoo Esportes 30/12/2022 09h09
Alagoana Marta chora a morte de Pelé: 'Fomos abençoados por sua arte'
Marta não segurou as lágrimas ao falar do Rei do Futebol - Foto: Reprodução/Globo

Jogadora mais premiada na história do futebol feminino, Marta chorou a morte de Rei Pelé em recado transmitido pela TV Globo. A atleta falou sobre o legado do tricampeão com a Seleção para o esporte brasileiro.

- Meu Rei, nosso Rei. Muito obrigada. Você mostrou o melhor, ensinou com arte e maestria ao mundo o poder único e de escala global, de fomento, mobilização e engajamento do nosso tão amado esporte. Pelos seus pés, fomos e continuaremos abençoados pela sua arte. Te amo, Rei! Descanse em paz - disse Marta, sem conseguir segurar as lágrimas.

Treinadora da Seleção Brasileira feminina, a sueca Pia Sundhage lembrou da final contra seu país natal em 1958 e classificou a morte como uma "grande perda".

- É uma grande perda! Pelé foi e sempre será um dos meus maiores ídolos. Como sueca, li sobre a Copa do Mundo de 1958, quando estávamos tão perto de vencer, mas seu talento fez história. O melhor de todos os tempos. Obrigado por tudo, o mundo sentirá sua falta! - escreveu Pia, nas redes.

MORTE DE PELÉ
Pelé começou em 31 de agosto de 2021 o jogo da sua vida contra o câncer. Foi nesta data que o maior ídolo do futebol mundial, teve diagnosticado um tumor no cólon (intestino grosso) durante exames de rotina. Os procedimentos deveriam ter sido feitos pelo Rei no ano anterior, mas foram adiados por conta da pandemia da Covid-19.

Exatos quatro dias depois, Pelé passou por cirurgia no Hospital Albert Einstein, em São Paulo (SP) - o mesmo onde está internado agora -, para retirar o tumor. Durante a internação, ele foi levado algumas vezes para a UTI por, segundo boletim divulgado à época, 'instabilidade respiratória'. Pelé iniciou as sessões de quimioterapia logo após a cirurgia.

O ídolo voltou a ficar internado por 15 dias em dezembro, para realizar mais sessões de quimioterapia. Recebeu alta no dia 23 e festejou o fato nas redes sociais. 'Como eu havia lhes prometido, vou passar o Natal com a minha família. Estou voltando para casa', escreveu.

O Rei voltou a sofrer complicações em fevereiro deste ano, quando passou um tempo a mais internado durante nova sessão de quimioterapia por conta de uma infecção urinária. Além do câncer, Pelé sofre com sequelas de três cirurgias realizadas nos últimos anos. Colocou uma prótese no quadril e precisou passar por mais duas operações para correção. Desde então, com dores crônicas principalmente nos joelhos, ele passou e ter dificuldades de locomoção.