Futebol

Palmeiras de Abel Ferreira visita rival em busca de vitória e uma série de marcas históricas

Verdão segue em grande fase sob o comando do português

Por Yahoo Esportes 16/02/2023 09h09
Palmeiras de Abel Ferreira visita rival em busca de vitória e uma série de marcas históricas
Abel Ferreira lamenta chances perdidas e diz que Palmeiras precisa aproveitar chances - Foto: Cesar Greco/Palmeiras

O Palmeiras tem sua classificação encaminhada para as quartas de final do Paulistão, mas o plano do clube está focado em algo maior, que é garantir a melhor campanha da fase de grupos para ter vantagem de decidir em casa os confrontos do mata-mata. Contra o Corinthians, vale a vitória no clássico pela rivalidade, mas será mais um passo rumo ao objetivo maior. Aliado a isso, Verdão e Abel Ferreira têm uma série de marcas a serem alcançadas se conseguirem bater o rival no Dérbi.

Adversário que mais venceu na Neo Química Arena, o Palmeiras pode igualar o retrospecto contra o Timão na casa do rival. Atualmente, as equipes acumulam 17 jogos no local, com seis vitórias para o Verdão, sete para o time alvinegro e quatro empates. O Alviverde soma 18 gols marcados e 17 gols sofridos. Pode ser a chance para alcançar um feito significativo para um visitante em Itaquera.

O Verdão não perde um clássico estadual há seis partidas: são quatro vitórias e dois empates nos últimos duelos com Corinthians, São Paulo e Santos. Se pegarmos o confronto com o Alvinegro do Parque São Jorge, são três vitórias consecutivas dos palmeirenses, as três em 2022. Se chegar a conquistar a quarta seguida, o time de Abel Ferreira vai igualar um feito atingido em 2008, quando vinha de três resultados positivos seguidos em 2007 e completou o quarto no ano seguinte.

Recentemente, o retrospecto do Palmeiras tem sido melhor nos Dérbis. O Verdão perdeu apenas um dos últimos 11 clássicos contra o Corinthians, somando três vitórias consecutivas: 2 a 1 no Allianz Parque, pelo Paulista 2022; 3 a 0 na Arena Barueri, pelo Brasileiro 2022; e 1 a 0 na Neo Química Arena, novamente pelo Brasileiro 2022. No total, são seis triunfos e quatro empates no período.

Muito disso é pelo trabalho de Abel Ferreira nesses últimos anos, que enfrentou o rival oito vezes, com cinco vitórias, dois empates e uma derrota, resultando em quase 71% de aproveitamento. A cada dez pontos disputados contra o Corinthians nesse período, Abel conseguiu conquistar sete.

E o técnico palmeirense pode atingir uma marca pessoal histórica nesta quinta-feira caso vença o Timão. Abel está a apenas uma vitória de chegar ao seu 100º triunfo pelo Palmeiras. São 169 jogos, com 99 vitórias, 38 empates, 32 derrotas, 281 gols marcados e 134 gols sofridos. Apenas Oswaldo Brandão e Luiz Felipe Scolari ultrapassaram a marca de 100 vitórias em uma única passagem pela equipe. Com isso, ele é o 6º treinador com mais vitórias na história, atrás de Rubens Minelli (117).

Único invicto no campeonato, o Palmeiras é o time com melhor campanha no geral (20 pontos), mais vitórias (seis), mais gols marcados (12, ao lado do São Paulo), menos gols sofridos (dois) e melhor saldo de gols (dez). O Verdão pode garantir classificação antecipada para as quartas de final já nesta rodada, caso vença e o Santo André seja derrotado pelo Santos nesta quinta.