Amador

Gabigol perde pênalti, mas comanda vitória de virada do Flamengo sobre o Volta Redonda pelo Carioca

Flamengo voltou a vencer após munidal decepcionante

Por Yahoo Esportes 16/02/2023 09h09
Gabigol perde pênalti, mas comanda vitória de virada do Flamengo sobre o Volta Redonda pelo Carioca
Gabigol comemorou demais os gols diante do Volta Redonda, pelo Carioca - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Se ainda não entrega ao torcedor um desempenho sólido, o Flamengo retribuiu o carinho da torcida presente no Raulino de Oliveira, nesta quarta-feira, com uma vitória por 3 a 1 sobre o Volta Redonda com direito à virada e emoção, pelo Campeonato Carioca. Após sair atrás em um primeiro tempo no qual jogou mal, o time de Vítor Pereira, mais uma vez, contou com os talentos de Pedro, com um gol e um passe, e Gabigol, que marcou duas vezes após o intervalo. No primeiro tempo, o camisa 10 havia perdido um pênalti.

+ Confira a classificação completa e as próximas partidas do Flamengo no Campeonato Carioca

Com o resultado, o Rubro-Negro foi aos 17 pontos e assumiu a liderança da tabela da Taça Guanabara. O Voltaço, com 13 pontos, segue em quarto, na zona de classificação para a fase final.

Em rodada atrasada da Taça Guanabara, o Flamengo volta ao Raulino de Oliveira no sábado de carnaval para enfrentar o Resende. Será o último jogo antes do time embarcar para Quito, onde enfrenta o Independiente Del Valle na próxima terça, pela partida de ida da Recopa Sul-Americana.

VIDAL ENTRA BEM, MAS NÃO MUDA O FLAMENGO

A novidade do Flamengo para o jogo foi a entrada de Vidal no lugar de Everton Ribeiro a fim de aumentar o poder de marcação no meio-campo. Com a mudança, o chileno começou o jogo pela direita, Thiago Maia centralizado e Gerson pela esquerda, com Arrascaeta, Gabi e Pedro na frente. Vidal cumpriu sua função sem a bola, liderando o time em desarmes, mas não o suficiente para melhorar o desempenho do Fla. Assim como nas últimas partidas, a equipe de Vítor Pereira esteve exposta.

Além disso, o Flamengo mais uma vez não foi bem ofensivamente. A sintonia entre os homens do ataque não existiu, e, em nenhum momento, Arrascaeta, Gabi e companhia conseguiram impor o ritmo de jogo. A única vez em que levou perigo real à meta de Vinícius foi aos 18 minutos, com um chutaço no travessão de Arrascaeta após jogada de Varela que a defesa do Voltaço cortou mal.

VOLTAÇO ABRE O PLACAR COM LUIZINHO!

É verdade que o Volta Redonda também não ameaçou a meta de Santos, mas o time de Rogério Corrêa teve bons momentos na partida, chegando com velocidade ao ataque e rondando a área rival. Antes de abrir o placar, o time da casa já havia conseguido quatro escanteios. Aos 45, em lance com boas participações de Luciano e Lelê, que deixaram Thiago Maia para trás com facilidade, Luizinho invadiu a área em velocidade para tocar na saída do camisa 1 do Fla: 1 a 0!

GABIGOL PERDE PÊNALTI DE FORMA INÉDITA!

Para completar o primeiro tempo ruim do Flamengo, Gabigol teve a oportunidade de marcar após o árbitro marcar pênalti indicado pelo assistente após o camisa 10 ser empurrado dentro da área. O lance foi aos 47 e gerou muita reclamação por parte do Volta Redonda. Contudo, o atacante foi para a cobrança e Vinícius defendeu no canto esquerdo. Foi apenas a quinta penalidade perdida por Gabi em 42 cobranças pelo Rubro-Negro, sendo a primeira que o goleiro adversário defendeu. Inédito.

DUPLA ENTRA EM AÇÃO MAIS VEZ

A volta do intervalo teve mudança dos dois lados. Vítor Pereira, vaiado e xingado pela torcida, tirou Gerson e acionou Everton Ribeiro. Do outro lado, Rogério Corrêa tirou o volante Dudu, que já estava pendurado, e colocou Henrique Silva. Nos 10 primeiros minutos, quem jogou melhor e esteve mais perto de marcar foi o Voltaço, com Luciano e Alix finalizando com perigo e assustando o Flamengo.

Então, a dupla que tem se salvado das fracas atuações coletivas entrou em ação. Pedro saiu da área e viu a movimentação precisa de Gabi. O passe deixou o camisa 10 cara a cara com Vinícius, e o artilheiro não perdoou dessa vez. Finalização forte, no alto, para deixar tudo igual aos 12 minutos.

Na sequência do empate, VP colocou em campo Matheuzinho, Pulgar e Cebolinha. Mais na base da vontade do que da organização, o Flamengo cresceu na partida, com bons avanços de Varela, principalmente. Depois, o lateral trocou de lado com Matheuzinho e o Rubro-Negro seguiu em cima.

GABIGOL FAZ O DA VIRADA E É OVACIONADO!

Após alguns minutos de pressão, nos quais também deu espaços ao Volta Redonda, o Flamengo chegou à virada. O nome da virada não poderia ser outro a não ser o de Gabriel Barbosa. Aos 28, o atacante contou com mais uma linda assistência - dessa vez de Arrascaeta - para virar o placar: 2 a 1. Na comemoração do gol e ao ser substituído, já nos minutos finais, o camisa 10 foi ovacionado.

PEDRO DEIXA O DELE E SELA O PLACAR!

Após assumir a vantagem, o Flamengo administrou a partida. Já nos acréscimos, Pedro conseguiu deixar o dele ao desviar cruzamento na medida de Everton Cebolinha, aos 48, e decretar a vitória do Fla por 3 a 1. Com o apito final, as vaias do intervalo deram lugar a aplausos no Raulino de Oliveira.