Futebol

Fifa adia sorteio da Copa sub-20 e Argentina pode ser sede

Evento aconteceria no dia 31 de março e foi desmarcado após conflitos políticos

Por Yahoo Esportes 27/03/2023 10h10
Fifa adia sorteio da Copa sub-20 e Argentina pode ser sede
Sede da Fifa em Zurique - Foto: Divulgação

A Fifa adiou o sorteio da Copa do Mundo Sub-20 porque a Indonésia, país-sede, tem problemas com Israel e eles não querem se cruzar no torneio, informou a Federação Indonésia de Futebol. Na semana passada, grupos islâmicos conservadores começaram manifestações na capital Jacarta contra o envolvimento de Israel.

Caso a Indonésia não resolva o conflito com Israel, a Federação corre o risco de ser suspensa pela FIFA, além de ser desclassificada das eliminatórias asiáticas para a Copa do Mundo de 2026, que tem início previsto para outubro.

Até agora a FIFA não se pronunciou sobre os motivos para cancelar o sorteio da Copa do Mundo, no entanto, algumas das sanções que a Associação de Futebol da Indonésia poderia receber se a Copa do Mundo Sub-20 for cancelada seria não poder participar de atividades organizadas pela entidade máxima do futebol, não ter outra oportunidade de ser selecionado para sediar um evento esportivo, banir suas seleções sub-16, sub-19 e sub-20 de eventos internacionais de futebol, entre outros.

Resta aguardar um pronunciamento oficial com a decisão final da FIFA; primeiro sobre o sorteio e depois sobre as consequências de tal evento não ocorrer, acionando seu plano de contingência. As demais Seleções Nacionais terão que esperar para saber qual será o seu alojamento nos jogos do Mundial.

Argentina aparece como possível sede

Diante das incertezas referentes ao torneio, a Associação Argentina de Futebol se propôs como a nova sede do torneio juvenil, caso a Indonésia realmente não receba a competição.

Existem dois grandes pontos de interesse para que o Mundial sub-20 chegue ao país vizinho. Em primeiro lugar, daria à Seleção Nacional Sub 20 a possibilidade de participar no torneio pelo direito que é garantido a todos os organizadores de torneios FIFA, já que os argentinos não conseguiram vaga através do sul-americano da categoria. Mas também, pode ser uma boa bancada de testes pensando na candidatura ao Mundial de 2030.