Futebol

Flamengo: Vítor Pereira tem opções para suprir ausência de Arrascaeta na final do Carioca

Treinador português pode utilizar Everton Ribeiro, substituto natural, ou mexer no esquema da equipe

Por Terra Esportes 31/03/2023 09h09
Flamengo: Vítor Pereira tem opções para suprir ausência de Arrascaeta na final do Carioca
Vítor Pereira é recepcionado por torcedores do Flamengo na chegada ao Rio de Janeiro - Foto: Marcelo Cortes/CRF

O Flamengo não terá Arrascaeta na final do Campeonato Carioca. O uruguaio teve lesão no adutor da coxa esquerda e não participou de nenhum treinamento durante o período de preparação do elenco. Agora, Vítor Pereira precisará se virar sem o craque da camisa 14, mas tem algumas opções interessantes à disposição.

A escalação para o clássico deste sábado ainda é um mistério, embora o esquema de jogo gire em torno da ausência de Arrascaeta. Entre três volantes, substituto natural e esquema ofensivo, o LANCE! explica possíveis mudanças de Vítor Pereira no Flamengo.

SUBSTITUTO NATURAL E ESQUEMA OFENSIVO

Se for no "feijão com arroz", Vítor Pereira escalará Everton Ribeiro no lugar de Arrascaeta. O meia tem características parecidas com a do uruguaio e encaixa bem na função de construtor exercida pelo camisa 14. Os dois, inclusive, jogam juntos a bastante tempo e foram "separados" recentemente pelas mudanças promovidas por Vítor Pereira.

Outra opção para tornar o Flamengo ainda mais ofensivo é escalar Everton Cebolinha no ataque. Gabi já provou que pode fazer a função de meia armador em outras oportunidades na temporada, e o camisa 11 vem em crescente na temporada. Curiosamente, o atacante balançou as redes diante do próprio Fluminense, na Taça Guanabara.

FORMAÇÃO DEFENSIVA E MISTÉRIO

O último teste promovido pelo treinador português foi com uma formação mais defensiva. Ao manter a dupla de ataque com Gabi e Pedro, Vítor Pereira entraria em campo com três volantes: Thiago Maia, Gerson e Vidal. O intuito seria conter os avanços de um Fluminense mais entrosado e que gosta de manter a posse de bola.

Como mencionado pelo próprio treinador e jogadores nas últimas entrevistas, o Flamengo deve se adaptar conforme o adversário e circunstâncias de jogo. Outras mudanças podem acontecer na zaga, com possível retorno de Filipe Luís ao setor. O jogador tem treinado normalmente com o elenco nas últimas semanas, após período de recuperação física.

Mesmo com um elenco robusto, no entanto, o Flamengo deve sentir falta de Arrascaeta. O aproveitamento da equipe com o jogador é muito superior aos jogos em que ele não entrou em campo, segundo dados da plataforma SofaScore. O Rubro-Negro enfrenta o Tricolor neste sábado, às 20h30 (de Brasília), no Maracanã.

VEJA O APROVEITAMENTO* DO FLAMENGO

Com Arrascaeta:

105 jogos (70 vitórias, 20 empates e 15 derrotas)

73% de aproveitamento

2.21 gols marcados por jogo

0.88 gols sofridos por jogo

Sem Arrascaeta:

65 jogos (33 vitórias, 14 empates e 18 derrotas)

58% de aproveitamento

1.49 gols marcados

0.95 gols sofridos

*Desde a temporada 2021