Futebol

Palmeiras prepara ‘barca’ de saídas na janela, mas sem perspectivas para ‘pacote’ de reforços

Com chegadas escassas, Verdão está perto de concretizar mais três saídas de seu elenco neste meio de ano

Por Lance! 07/07/2023 09h09
Palmeiras prepara ‘barca’ de saídas na janela, mas sem perspectivas para ‘pacote’ de reforços
Palmeiras conquistou o Paulistão - Foto: Cesar Greco/Palmeiras/

O Palmeiras está com o mercado agitado para saídas neste meio de temporada. Na quinta-feira (6), mais dois nomes entraram na lista do "adeus" do elenco do Verdão: Bruno Tabata e Vinicius Silvestre. Ambos se juntaram a Rafael Navarro, que está perto de deixar o clube, e Giovani, que já se despediu no fim do mês de junho rumo ao futebol do Oriente Médio. Acontece que enquanto a porta de saída está escancarada, a de entrada, por enquanto, parece emperrada.

Segundo apuração confirmada pelo Lance!, Bruno Tabata tem negociação bastante avançada para defender o Qatar SC por empréstimo de um ano. No contrato haverá uma cláusula de opção de compra. Tanto o clube brasileiro quanto o estafe do jogador entendem que a proposta é boa. Apesar de o negócio ainda não estar fechado, há otimismo pela concretização do acordo em breve.

No mesmo dia, Vinicius Silvestre foi negociado em definitivo com o Portimonense-POR. Terceiro goleiro do elenco, ele solicitou ao Alviverde que pudesse ser negociado com o clube português, que assinará um contrato de três anos com o atleta. Os valores do acordo não foram revelados, mas o Palmeiras manterá uma parte dos diretos do jogador pensando em uma negociação futura.

Outra negociação que está próxima de ser concretizada é a saída de Rafael Navarro para o Colorado Rapids-EUA. Segundo apurou a reportagem, restam alguns detalhes burocráticos para o centroavante assinar por empréstimo de um ano com o clube da MLS (Major League Soccer), que poderá efetuar a compra ao final do contrato por 5 milhões de dólares (R$ 24 milhões).

Enquanto isso, o negócio que já foi anunciado e definido foi a venda de Giovani ao Al Sadd, do Qatar. O Verdão acertou a transferência do jovem de 19 anos por 9 milhões de euros (R$ 47 milhões) por 50% dos direitos, ficando com 40% de olho em transferência futura.

Ou seja, o clube está próximo de fechar quatro saídas do elenco atual. São quatro peças que não são titulares, no entanto, por enquanto, de acordo com a apuração do Lance!, não há movimentações para reforçar o grupo para o restante da temporada. Há sim uma busca por oportunidades de mercado que possam suprir carências como a posição de camisa 5, tão pedida por Abel Ferreira e pelos torcedores. A presidente Leila Pereira confirma a procura, mas sem "loucuras".

Já para outras funções pedidas pela torcida, como um reserva para Raphael Veiga e mais opções de ataque, as perspectivas são ainda mais baixas. O clube deve apenas se mexer em caso de uma peça do time titular ser negociada. Leila já avisou que os titulares de Abel Ferreira são intocáveis, mas em caso de propostas irrecusáveis ficaria complicado segurar um jogador.

Ao mesmo tempo em que lida com a falta de reforços, Abel Ferreira cuida da fase de oscilação do time que venceu apenas uma vez nas últimas cinco partidas e agora entra em uma sequência de decisões pelo Brasileirão e pela Copa do Brasil. Em 2023, o Palmeiras contratou apenas dois jogadores: Artur, que veio do Bragantino, e Richard Ríos, que veio do Guarani.