Futebol

Palmeiras precisa do segundo turno de 2018 para poder sonhar com o título do Brasileirão

Verdão tem os exemplos de suas campanhas vitoriosas para buscar uma taça que, neste momento, parece impossível

Por Lance! 17/08/2023 10h10
Palmeiras precisa do segundo turno de 2018 para poder sonhar com o título do Brasileirão
Com gol de Veiga, Palmeiras abre vantagem sobre o Atlético-MG nas oitavas da Libertadores - Foto: Rafael Costa/AFP

O Palmeiras encerrou o primeiro turno do Brasileirão-2023 com 34 pontos, 13 atrás do líder Botafogo. Embora esteja na segunda posição da tabela, não há exatamente uma perseguição ao primeiro colocado, pois a distância é muito grande. No entanto, como nada é impossível, principalmente para os times de Abel Ferreira, não custa nada sonhar com a remontada. Acontece que o desafio do Verdão é enorme e, antes de torcer para o Fogão tropeçar, será necessário fazer uma campanha praticamente perfeita no segundo turno.

Na era dos pontos corridos, o Alviverde já conquistou três títulos: 2016, 2018 e 2022. Nessas três edições, na segunda metade do campeonato, o clube registrou seus três melhores turnos de sua história na competição. Ou seja, não é à toa que terminou com a taça nas três oportunidades. O time sabe que para ser campeão será preciso algo parecido.

Em 2016, o Palmeiras fechou o primeiro turno na liderança com 36 pontos. Mas para garantir o título, precisou fazer um grande returno marcando 44 pontos (77,2% de aproveitamento). Ao todo, terminou a competição com 80 pontos e a taça na mão.

Já em 2018 o cenário foi bem diferente. Na virada de turno, o Verdão estava na sexta posição com 33 pontos, oito a menos do que líder na época, que era o São Paulo. Parecia uma missão bem complicada, mas ainda assim menos difícil do que a de 2023. Foi preciso fazer um dos melhores turnos da história do Brasileirão para buscar o título: 47 pontos, nenhuma derrota e 82,5% de aproveitamento. Ou seja, 80 pontos no total.

No ano de 2022, o Alviverde terminou o primeiro turno na primeira colocação com 39 pontos, algo já bem expressivo. O segundo turno foi ainda melhor, com 42 pontos. Mesmo assim, não foi o melhor segundo turno do campeonato, uma vez que o Internacional fez 43 pontos. Assim, fazer as 19 rodadas finais com mais de 40 pontos foi essencial para o título.

Podemos perceber que a marca de 80 pontos garantiu esses três troféus para o Palmeiras. Para repetir essa pontuação em 2023, o time de Abel Ferreira terá que, obrigatoriamente, fazer uma campanha de segundo turno com mais de 40 pontos, mais precisamente de 46. Isso significa um aproveitamento de quase 81%. Alvo muito difícil, mas que já foi feito na remontada de 2018.

Além disso, será preciso fugir um pouco à regra, uma vez que com exceção das campanhas de título, o Verdão teve apenas três edições em que o segundo turno teve melhor pontuação do que o primeiro: 2010, 2012 (rebaixamento) e 2014 (quase rebaixamento). Nos campeonatos restantes, a primeira metade foi melhor do que a segunda.

Esse desafio quase impossível terá início neste sábado (19), às 18h30, na Arena Pantanal, contra o Cuiabá, pela 20ª rodada do Brasileirão. A tendência é que Abel Ferreira escale um time alternativo, já que na quarta-feira (23), o Palmeiras estará na Colômbia para enfrentar o Deportivo Pereira, pela partida de ida das quartas de final da Libertadores.