Futebol

Boca Juniors elimina o Palmeiras nos pênaltis e vai para a final da Libertadores

Após empate no tempo normal, argentinos levam a melhor nas penalidades no Allianz Parque

Por Lance! 06/10/2023 10h10
Boca Juniors elimina o Palmeiras nos pênaltis e vai para a final da Libertadores
Palmeiras buscou o empate no tempo normal, mas perdeu nos pênaltis - Foto: Nelson Almeida/AFP

O Boca Juniors eliminou o Palmeiras nos pênaltis, nesta quinta-feira (5), e garantiu vaga na final da Libertadores. Após empate no tempo normal em 1 a 1, com gols de Cavani e Piquerez, a decisão foi para os pênaltis, que favoreceram os argentinos, que marcaram quatro vezes contra apenas duas dos brasileiros. Raphael Veiga e Gustavo Gómez perderam para o Verdão, já Cavani perdeu para os Xeneizes.

Com a vitória nos pênaltis, o Boca enfrenta o Fluminense na final da Liberta, que acontece no dia 4 de novembro, no Maracanã.

CINCO LANCES QUE MARCARAM O DUELO

> CERA SEM FIM! O jogo não tinha dois minutos e o goleiro Romero, do Boca Juniors, já demorava uma eternidade para repor a bola. Assim como qualquer bola parada era motivo para pausar a partida e seu ritmo. A torcida desanimava no mesmo passo.

> CAVANI DESENCANTA! Enquanto o Palmeiras tinha enorme dificuldade para chegar perto da área do Boca, o time argentino aproveitava o nervosismo adversário para crescer. E deu certo. Numa dessas escapadas, Merentiel se livrou de Gómez e cruzou na medida para Cavani, que estava em jejum, abrir o placar.

> CRIAS MUDAM O JOGO! Logo na volta do intervalo, Abel Ferreira fez o que toda a torcida pedia e colocou a molecada para jogar. Endrick e Kevin entraram nos lugares de Artur e Marcos Rocha. O efeito foi imediato e com 15 minutos o Verdão jogou mais do que todo o primeiro tempo.

> UM A MAIS E EMPATE! O Palmeiras estava muito melhor no jogo e ficou ainda mais quando Rojo foi expulso pelo segundo amarelo. Em um "ataque contra defesa", Piquerez armou um chute de fora da área e Romero aceitou. 1 a 1 na semifinal.

> VEIGA E GÓMEZ PERDEM PÊNALTI! Dois dos principais jogadores do Palmeiras nos últimos tempos foram os responsáveis por desperdiçar as cobranças de pênaltis do time. Já o Boca, que perdeu com Cavani, fez os outros quatro e venceu a decisão.

PRIMEIRO TEMPO

Apesar da enorme festa da torcida antes de o jogo começar, o Palmeiras desde o apito inicial deu sinais de que não estava embalado e de fato não evoluiu na primeira etapa. O lado esquerdo ficou "cego" e o direito não se entendeu no ataque nem na defesa. E foi por ali que Merentiel superou Gómez e cruzou na medida para Cavani desencantar. Dali em diante, bateu o desespero no Alviverde, que não soube o que fazer e ainda foi presa fácil para a catimba dos argentinos. O time foi para o vestiário sob pedidos de "raça" das arquibancadas.

SEGUNDO TEMPO

Com a entrada de Kevin e Endrick nos lugares de Marcos Rocha e Artur, o Palmeiras melhorou demais e proporcionou um "ataque contra defesa" na segunda etapa. A expulsão de Rojo também ajudou, e logo em seguida Piquerez conseguiu empatar com um gol de fora da área. Mais crias entraram no decorrer da etapa final e a superioridade foi aumentando, mas a bola batia em tudo o que era possível e não entrava. Além disso, a arbitragem deu apenas cinco minutos de acréscimos mesmo com toda a cera argentina. Com o empate, a decisão foi para os pênaltis.

OS PÊNALTIS

O Boca começou perdendo com o desperdício de Cavani, defendido por Weverton. No entanto, o Palmeiras não aproveitou a oportunidade de sair na frente e perdeu com Veiga, que foi seguido por um erro de Gómez, em péssima cobrança. Já os argentinos não perderam mais nenhum e fecharam as penalidades com 4 a 2. Kevin e Piquerez salvaram a safra para os palmeirenses.

O QUE VEM POR AÍ

Eliminado, o Palmeiras perde a chance de disputar sua sétima final de Libertadores e agora foca nos compromissos do Brasileirão, último campeonato que resta no ano. Neste domingo (8), o Verdão recebe o Santos, na Arena Barueri, às 16h (de Brasília). Atualmente, a equipe de Abel Ferreira é a quarta colocada com 44 pontos, oito atrás do líder Botafogo.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 1 (2) x (4) 1 BOCA JUNIORS
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data e hora: 5/10/2023, às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Andres Matonte (URU)
Assistentes: Nicolas Taran (URU) e Martin Soppi (URU)
VAR: Leodan Gonzalez (URU)
Público e renda: 40.398 torcedores/R$ 4.974.909,22
Cartões amarelos: Luis Guilherme, Raphael Veiga, Gustavo Gómez e Rony (PAL) Romero, Figal, Equi Fernández e Pol Fernández (BOC)
Cartões vermelhos: Rojo, aos 21'/2ºT (BOC)
Gols: Cavani (22'/1ºT) (0-1), Piquerez (27'/2ºT) (1-1)

PÊNALTIS

BOCA JUNIORS: Cavani (perdeu), Valdez Rojas (marcou), Valentini (marcou), Figal (marcou), Pol Fernández (marcou)
PALMEIRAS: Raphael Veiga (perdeu), Gustavo Gómez (perdeu), Kevin (marcou), Piquerez (marcou)

BOCA JUNIORS: Romero; Advíncula, Figal, Rojo e Fabra (Saracchi, aos 36'/2ºT); Pol Fernández, Medina, Equi Fernández e Barco (Valentini, aos 22'/2ºT); Merentiel (Valdez Rojas, aos 9'/2ºT) e Cavani. Técnico: Jorge Almirón.

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha (Kevin, no intervalo), Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael (Fabinho, aos 32'/2ºT), Gabriel Menino (Flaco López, aos 22'/2ºT) e Raphael Veiga; Mayke (Luis Guilherme, aos 32'/2ºT), Artur (Endrick, no intervalo) e Rony. Técnico: Abel Ferreira.