Futebol

Cada vez mais adaptado, James Rodríguez pede passagem no São Paulo

Colombiano foi o destaque do time na vitória arrasadora diante do Grêmio

Por Lance! 23/10/2023 10h10
Cada vez mais adaptado, James Rodríguez pede passagem no São Paulo
James Rodríguez deve receber mais chances entre os titulares do São Paulo nas próximas rodadas - Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

James Rodríguez está pedindo passagem no time do São Paulo. Cada vez mais adaptado ao Tricolor, o colombiano distribuiu duas assistências na vitória arrasadora sobre o Grêmio por 3 a 0, e promete ser o grande destaque do time de Dorival Júnior na reta final da temporada.

Contratado no final de julho, o meia demorou a engrenar. Na Copa do Brasil, por exemplo, James não chegou a entrar em campo nas três partidas em que teve possibilidade de atuar - o segundo jogo da semifinal contra o Corinthians e nas duas finais diante do Flamengo.

Entre a semifinal e a decisão da competição nacional, inclusive, o colombiano foi o 'vilão' da eliminação do Tricolor nas quartas de final da Copa Sul-Americana, ao desperdiçar sua cobrança de pênalti na disputa diante da LDU, em pleno Morumbi.

O início complicado, no entanto, nunca influcienciou na avaliação da comissão técnica sobre o jogador. Prova disso são as declarações de Dorival Júnior na entrevista coletiva após a partida contra o Grêmio. Segundo o técnico, o momento delicado da temporada na chegada de James, com uma sequência de jogos decisivos nos mata-matas, atrasou a adaptação do meia à equipe.

- O James ficou um tempo parado, embora treinando. E quando ele retorna, não está apenas tentando resgatar as melhores condições, mas ao mesmo tempo participando dos jogos da sua seleção e em um momento delicado das competições, a Copa do Brasil e a Sul-Americana, quando tentávamos colocar a melhor equipe possível fisicamente.

O próprio jogador reconhece que o momento de sua chegada não foi o ideal e, por isso, precisava aguardar a sua vez de brilhar. Na zona mista do estádio do Morumbi, o jogador negou qualquer tipo de incômodo com a condição de reserva e reconheceu que a equipe já estava pronta quando desembarcou no Tricolor.

- Eu quero ajudar. É normal você precisar se adaptar quando chega a um país novo. Já foram quase dois meses e meio, estou tentando ajudar o time para fazer coisas boas. Estou feliz aqui, me sinto acolhido desde o primeiro dia. Eu cheguei em um time que já estava feito, é normal (a condição de reserva).

Passado o momento mais difícil da temporada, finalmente o meia pode ser encaixado na equipe. E, ao que tudo indica, James deve figurar mais vezes entre os titulares do São Paulo até o final da temporada. Pelo menos é o que Dorival deixou implícito, ao comentar em qual estágio do recondicionamento físico se encontra o colombiano.

- Ele teve agora uma sequência, com a seleção colombiana, que foi importante para que desse um salto de qualidade em seu trabalho. Ele vai adquirir o restante que falta (do condicionamento físico) atuando. Ele vem trabalhando e lutando para que isso aconteca.