Futebol

O que é a ‘Zona Suárez’? Entenda a profecia de Simeone e esperança que animam o Grêmio

Centroavante marcou três gols, comandou virada sobre o Botafogo e deixou vivo o sonho do Tricolor de conquistar o Brasileirão

Por Lance! 10/11/2023 12h12
O que é a ‘Zona Suárez’? Entenda a profecia de Simeone e esperança que animam o Grêmio
Suárez marcou pela primeira vez contra um clube carioca no Brasileirão - Foto: Alexandre Durão/Grêmio FBPA

A noite de quinta-feira (9) foi histórica para os torcedores do Grêmio. Luis Suárez comandou uma virada sensacional sobre o Botafogo, marcando três gols no Rio de Janeiro, e deixou o Tricolor mais vivo do que nunca no objetivo de encerrar uma seca que já dura quase três décadas. Nas redes sociais, torcedores celebraram o hat-trick do uruguaio e resgataram uma profecia que deve guiar a reta final do Campeonato Brasileiro.

Em 2021, quando o centroavante ainda atuava com a camisa do Atlético de Madrid, o técnico Diego Simeone abriu os portões da "Zona Suárez". Os números de Luisito nos jogos finais das ligas nacionais são assombrosos, tendo sido a peça decisiva em títulos de suas equipes ao longo da carreira. Entenda com o Lance! o que é a "Zona Suárez".

Na temporada 2020-21 de La Liga, o Atlético de Madrid fez um primeiro turno impecável sob a batuta de Suárez, disparando na liderança do campeonato e caminhando a passos largos para o fim de um jejum que completaria sete anos. Porém, na segunda metade da temporada, a equipe lidou com casos de Covid-19, lesões e resultados que equilibraram a briga pelo título. Na ocasião, o atacante ficou sem balançar as redes entre 22 de março e 16 de maio.

Na penúltima rodada, os colchoneros enfrentariam o Osasuna, em um Wanda Metropolitano vazio devido à pandemia. Antes da partida, Simeone foi questionado sobre a má fase de Suárez, mas mostrou não estar preocupado.

- Sobre Luis, eu não tenho preocupações com ele. Entramos na "Zona Suárez", momento de reta final de uma liga nacional, momento em que Suárez cresce nas partidas - disse o treinador.

Durante a partida contra o Osasuna, Luisito teve quatro oportunidades claras de abrir o placar, mas desperdiçou. A má fase e a pouca confiança foram pioradas com um gol de Budimir, aos 31 minutos da segunda etapa. Com a vitória simultânea do Real Madrid, o Atlético estava perdendo a liderança; Renan Lodi, aos 41 minutos, igualou o marcador e recolocou os rojiblancos no jogo. Os portões da "Zona Suárez" se abriram aos 87 minutos de partida. Em cruzamento de Carrasco, o uruguaio completou para as redes de primeira, para rasgar o roteiro de um time acostumado a decepcionar, encerrando uma seca de quase dois meses e garantindo a liderança para sua equipe.

No jogo seguinte, contra o Real Valladolid de Ronaldo Fenômeno, a história foi semelhante. No início do confronto, o Valladolid abriu o placar com Óscar Plano. Duelando com o Villarreal, o Real Madrid precisava vencer, mas estava sendo derrotado quando Ángel Correa deixou tudo igual no noroeste espanhol, já na segunda etapa. Aos 67 minutos, viria o golpe de misericórdia: Sergi Guardiola recuou mal a bola, e Suárez saiu com o campo aberto, cara a cara com Jordi Masip, batendo de perna esquerda para concretizar a virada e o 11º título do Atlético de Madrid na história do Campeonato Espanhol.

Além da brilhante passagem pela capital espanhola, Suárez foi decisivo em retas finais de ligas nacionais na Holanda, na Inglaterra, no Uruguai e, anteriormente, na própria Espanha, quando atuou pelo Barcelona.

A profecia de Diego Simeone também parece se aplicar no Campeonato Brasileiro. Nas últimas quatro partidas, são quatro vitórias, cinco gols e três assistências de Suárez, ajudando o Tricolor a igualar o número de pontos do líder Botafogo e sonhar com o título. Para o Grêmio, restam os seguintes jogos: Corinthians (casa), Atlético-MG (fora), Goiás (casa), Vasco (casa) e Fluminense (fora). Até o fim da liga, entrar na "Zona Suárez" será uma medida de risco total para os adversários.