Futebol

Fluminense: saiba os compromissos e cronograma do Tricolor até o Mundial de Clubes

O time carioca terá ainda mais cinco jogos até o primeiro confronto do Mundial

Por Lance! 13/11/2023 10h10
Fluminense: saiba os compromissos e cronograma do Tricolor até o Mundial de Clubes
Germán Cano marcou duas vezes e soma 11 gols em 10 jogos na atual edição de Libertadores - Foto: Mailson Santana/Fluminense

A conquista da Libertadores pelo Fluminense é recente e os tricolores ainda comemoram, mas os comandados de Fernando Diniz têm a chance de sonhar ainda mais alto: a disputa do título Mundial. Mas até o embarque para a Arábia Saudita, o Time de Guerreiros terá ainda cinco compromissos pela frente.

Sem grandes pretensões no Brasileirão, o Fluminense pode contribuir diretamente para sacramentar o rumo dos adversários na reta final.

FLUMINENSE X SÃO PAULO - 22/11

Após o empate com o Flamengo pela 34ª rodada o Flu foi às ruas comemorar o título da Libertadores com a sua torcida. O elenco tricolor terá cinco dias de folga pela frente no período de Data Fifa e só entra em campo no dia 22 de novembro, uma quarta-feira, contra o São Paulo, no Maracanã.

O jogo reúne os campeões da Copa do Brasil e da Libertadores e promete ser uma partida com muita festa. Em entrevista após a conquista da Glória Eterna, o presidente Mário Bittencourt afirmou que o jogo contará com um cerimonial que envolverá troca de faixas entre os jogadores e shows antes da partida. Além disso, o confronto entre tricolores será para o time carioca "apresentar" a taça da Libertadores à sua torcida.

FLUMINENSE X CORITIBA - 25/11

O jogo contra o Coritiba, ao que tudo indica, será um definidor para a permanência do time paranaense na Série A. O Coxa é o atual 19° colocado, com 29 pontos, e se perder para o Fluminense - a depender da combinação de resultados - pode tornar ainda mais remota a sua chance de permanência na elite do Brasileirão.

Nesse sentido, o confronto é de extrema importância para o Coritiba, enquanto para o Tricolor é uma partida de menor importância.

SANTOS X FLUMINENSE - 29/11

Mais uma partida que é de extrema importância para o adversário do time carioca. O Santos é outra equipe que ainda está fugindo do fantasma do rebaixamento.

Por outro lado, o Tricolor ainda pode dificultar a situação do Vasco, seu rival regional. O time Cruz-Maltino também está na briga para escapar da zona da confusão junto com o Peixe.

PALMEIRAS X FLUMINENSE - 2/12

A penúltima rodada do Campeonato Brasileiro reserva o jogo entre duas equipes conhecidas pelo futebol vistoso que já apresentaram. Na partida contra o Palmeiras, o Fluminense poderá complicar diretamente a vida de dois rivais cariocas em caso de derrota: Botafogo e Flamengo. O Alviverde paulista assumiu a primeira colocação da tabela após a 34ª rodada, se consolidando de vez como principal postulante a estragar a festa do Glorioso.

Já o Rubro-Negro está um pouco mais distante e corre por fora na briga pelo título nacional. No entanto, pode chegar a penúltima rodada ainda vivo e com esperanças de levantar aquela que seria sua única taça em 2023.

FLUMINENSE X GRÊMIO - 6/12

O último compromisso antes do Mundial reserva mais um jogo em que o Fluminense pode incomodar os rivais. O Grêmio é mais um dos candidatos que seguem vivos na briga pelo título e, por isso, pode atrapalhar Flamengo e Botafogo. Além da disputa pelo troféu, vale destacar a briga por vaga direta na Libertadores de 2024, visto que apenas os quatro primeiros colocados terão esse privilégio.

Apesar da possibilidade de atrapalhar os planos dos rivais, a reta final do Brasileirão será em um ritmo acelerado quando se trata de volume de jogos em pouco tempo. Portanto, a pouco mais de dez dias do início do Mundial a expectativa é de que Fernando Diniz poupe alguns atletas nessas últimas partidas.

SEMIFINAL DO MUNDIAL DE CLUBES

Antes do tão aguardado possível jogo contra o Manchester City - campeão da Champions League 2023/24 -, o Flu precisará jogar a semifinal do Mundial contra adversário que ainda será definido. Os comandados de Diniz terão 12 dias entre a última rodada do campeonato nacional e a estreia no torneio na Arábia Saudita. Em relação à final da Libertadores, o Tricolor teve apenas cinco dias de preparação.

Nesse período de 12 dias, o Time de Guerreiros precisará se organizar para recuperar fisicamente todos os jogadores - desgastados ao final da temporada. Além disso, a disputa do Mundial envolve toda preocupação sobre a logística de viagem, hospedagem, treinos no país. Por se tratar de uma competição do outro lado do mundo, a organização desses detalhes é fator importante.