Futebol

Gentileza, motivação, padrão de jogo e mais: o primeiro mês de Tite no Flamengo

Treinador completa 30 dias no comando da equipe e causa positiva mudança brusca no Rubro-Negro

Por Lance! 13/11/2023 10h10
Gentileza, motivação, padrão de jogo e mais: o primeiro mês de Tite no Flamengo
Tite e Bruno Henrique em treino do Flamengo no Ninho do Urubu - Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

Tite completou um mês no comando do Flamengo, e apesar do pouco tempo de Ninho do Urubu, o treinador foi capaz de apresentar mudanças positivamente bruscas ao Rubro-Negro. Com uma gentileza que encantou desde o primeiro momento e a preocupação com a convivência humanizada, Adenor inicia de forma marcante sua trajetória à frente do time carioca.

O primeiro e mais marcante momento de Tite foi justamente a atenção ao lado humano do trabalho. Se com Jorge Sampaoli o Flamengo praticamente não tinha nenhuma relação humana, o perfil de Adenor é inverso. O técnico já chegou ao Ninho do Urubu fazendo questão de ser presente e demonstrar gentileza. E as impressões foram as melhores possíveis.

Com a convivência resolvida, Tite começou a atuar na parte técnica e tática, de olho no principal objetivo de 2023: garantir a classificação direta para a Copa Libertadores. E as ainda iniciais intervenções do treinador que tem apenas 30 dias de casa já abrem os horizontes dos rubro-negros para dias melhores.

Ainda que um mês pareça pouco - e realmente é - o trabalho de Tite flui e já começa a mostrar frutos. O treinador trouxe organização ao time, que hoje tem padrão de jogo, fator que não foi visto em nenhum dos trabalhos anteriores: Vitor Pereira e Jorge Sampaoli. Então, com relações fortalecidas e padrão estabelecido, é hora de correr atrás do objetivo.

E justamente para alcançar o objetivo é que entra outro fator marcante de Tite: a recuperação de jogadores. Conhecido pelo perfil 'paizão', Adenor renovou as esperanças e trouxe de volta a confiança dos atletas. O resultado? Rendimento. Everton Cebolinha é o principal diferencial do primeiro mês de Adenor. Antes questionado pela torcida e sem conseguir mostrar seu futebol, o atacante completou a segunda partida como titular tendo atuação de destaque e sendo ovacionado pelos rubro-negros.

A temporada 2023 foi dolorosa para os rubro-negros, mas a chegada de Tite serviu de alento. Saber que o seu clube do coração tem no comando um técnico não apenas qualificado, mas com capacidade de ser humano, reestabelecer relações e unir o 'útil ao agradável', entendendo que jogadores não são máquinas, é o início das mudanças pela retomada das glórias. E nesse quesito, o Flamengo não poderia ter escolhido um nome melhor.

Que o saldo positivo do primeiro mês de Tite seja um grande indicativo de que dias melhores virão, e de que 2024 será, ao menos, leve e feliz, assim como o Flamengo em sua essência é. As vitórias, os títulos e as glórias? São resultado do processo que tem um digníssimo comandante à frente.