Futebol

Vai ficar? Abel não garante permanência no Palmeiras, mas deixa recado: ‘Não sou ingrato’

Treinador fará balanço ao fim da temporada para tomar decisão

Por Lance! 04/12/2023 11h11
Vai ficar? Abel não garante permanência no Palmeiras, mas deixa recado: ‘Não sou ingrato’
Equipe de Abel Ferreira aplicou uma goleada na Libertadores - Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Alvo de um interesse do Al-Sadd, do Qatar, o técnico Abel Ferreira não quis cravar se vai ficar no Palmeiras após o fim da temporada. O treinador reforçou que tem contrato com o Verdão (com duração até dezembro de 2024) e que não é ingrato. Porém, o clube catari interessado no português cogita pagar a multa rescisória para tirar o treinador do futebol brasileiro.

– Todos os anos, e digo de verdade, eu chego no final e tenho relatório pronto do que pedi no ano anterior, do que aconteceu, do que ganhamos e perdemos. E o que penso que será o futuro. Esse relatório está pronto para ser entregue quando acabar o Brasileirão. Preciso descansar, é muito desgastante. Eu não sou ingrato, preciso dizer isso – disse Abel na entrevista coletiva após a vitória por 1 a 0 da equipe alviverde sobre o Fluminense, que encaminhou o título brasileiro aos palmeirenses.

No dia 11 de novembro, após o triunfo palmeirense sobre o Internacional, na Arena Barueri, Abel havia desabafado sobre o desgaste do futebol brasileiro. Porém, ele disse que essa insatisfação vem de outros anos e que, ainda assim, ele permanece no Palmeiras.

O treinador também comentou sobre o interesse árabe por Gustavo Gómez, na janela de transferências do meio do ano, em que o defensor esteve próximo de sair, mas permaneceu no Verdão.

– Vocês viram as informações do Gómez. Onde está o Gómez? Alguém se lembra da primeira Libertadores? Falei que ia parar e refletir. Ganhamos contra o Flamengo e eu disse que estou de saco cheio. Não é mentira. Viagens, jogos de três em três dias, instituições insinuando que nosso time tem isso ou aquilo. É fácil? São três anos – pontuou o treinador.

Sobre a possibilidade de ter trabalhado pela última vez no Allianz Parque como técnico do Palmeiras, o técnico exaltou a estrutura oferecida pelo clube desde antes da sua chegada, no fim de 2020.

– Há coisas que devem ser cumpridas em contrato, e eu tenho contrato. É desfrutar da jornada. Há paz no CT que deixa funcionários e jogadores trabalharem. Dificilmente vou encontrar um clube com todos os recursos humanos. Em 2016 ou 2017 já tinha, perguntei ao Cícero (Souza, gerente de futebol). Já tinha antes - destacou Abel Ferreira.

Com Abel, o Verdão está muito próximo de conquistar o Brasileirão pela 12ª vez, sendo a segunda consecutiva. Nesta quarta-feira (6), o clube alviverde encara o Cruzeiro, em Belo Horizonte, precisando somente de um empate para confirmar o título. Em caso de derrota, ele ainda precisará que os seus adversários diretos tirem uma ampla margem em saldo de gols.

Ainda assim, para o treinador palmeirense o duelo contra a Raposa é o mais importante do ano para o Palmeiras.

– O mais importante é o jogo mais importante do ano de quarta-feira. Queremos carimbar esse título porque neste momento não somos campeões e queremos muito ser – afirmou Abel.