Alagoas

Setrand promove reforma e pintura nas casas de moradores de grotas

Por Redação com Agência Brasil 06/10/2016 15h03
Setrand promove reforma e pintura nas casas de moradores de grotas
- Foto: Adaílson Calheiros

 Por meio do Pequenas Obras, Grandes Mudanças, programa gerido pela Secretaria de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), cerca de 100 famílias estão sendo beneficiadas com a recuperação e pintura de suas casas nas grotas do Pau D’Arco, Iraci e Aterro, todas elas com escadarias, pontilhões e passeios em fase de acabamento.

Cícera Regina da Conceição, moradora da comunidade da Iraci, localizada no Benedito Bentes, na parte alta da capital, comemora as obras. Somente na comunidade de Cícera, 34 casas receberam serviços de melhoria como reboco e pintura. “As casas que foram pintadas ficaram lindas. Desde as escadarias até a pintura, toda essa mudança foi ótima", comemora a moradora.

A arquiteta da equipe técnica da Setrand, Liane Almeida, explica que o processo de escolha das cores se deu com o auxílio de uma assistente social, visando atender as necessidades específicas de cada morador.

“Fizemos um levantamento nas grotas e percebemos que as casas precisariam ser pintadas para que dessem ‘vida’ ao local, beneficiando diretamente as pessoas. Criamos uma palheta de cores para eles pudessem escolher que mais gostassem. Eles adoraram a ideia e aceitaram de imediato”, conta Liane Almeida.

O engenheiro da Setrand, Paulo Bandeira, relata como se deu o processo até a pintura das residências. “Até chegar à fase de pintura, outros benefícios foram proporcionados, levando em consideração as necessidades de cada casa, realizando, por exemplo, melhorias como reboco, chapisco e outros pequenos serviços”, explicou Bandeira.

O programa

As obras de mobilidade urbana do Pequenas Obras, Grandes Mudanças já contemplam onze comunidades de Maceió. Além da grota do Pau D’Arco, Iraci e Aterro, o programa atende as comunidades de Alto da Boa Vista, Macaxeira, Arroz, Pica-Pau, Piabas, Cigano, Canaã e Edvaldo Franco.

Em todas essas comunidades estão sendo construídas e recuperadas escadarias, pontilhões – ambas com corrimão, e implantados passeios, canaletas e muros de arrimo. O objetivo é que até o fim da gestão Renan Filho, todas as 76 grotas da capital sejam atendidas pelo programa, beneficiando 250 mil maceioenses. A previsão é que sejam construídos 23 quilômetros de escadarias, 29 mil m² de passeios e 69 pontilhões.