Cultura

Serra da Barriga se torna Patrimônio Cultural do Mercosul

A decisão foi definida durante reunião da Comissão de Patrimônio Cultural do bloco econômico

Por Assessoria 31/05/2017 17h05
Serra da Barriga se torna Patrimônio Cultural do Mercosul
Serra da Barriga - União dos Palmares - Foto: Reprodução

  A Serra da Barriga localizada no município de União dos Palmares, patrimônio de grande simbolismo para a história do Brasil, se tornou Patrimônio Cultural do Mercosul nesta quarta-feira (31). A escolha foi realizada durante a XIV Reunión de la Comisión de Patrimonio Cultural do Mercosul Cultural, com candidaturas da Colômbia, Equador e Venezuela, que também apresentaram sítios de interesse para a valoração da contribuição africana no continente sul-americano, na proposta La Geografía del Cimarronaje: Cumbes, Quilombos y Palenques del MERCOSUR.

De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que preparou o dossiê de candidatura com o apoio da Fundação Cultural Palmares, Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult) e das instâncias locais alagoanas, a aprovação da Serra da Barriga como Patrimônio Cultural do Mercosul, além de contribuir para o reconhecimento dos indivíduos e suas comunidades de matrizes africanas no continente americano, e nos países da região, representa uma reparação às perseguições e à intolerância praticadas contra o povo negro e reveladas através dos quilombos.

"A Serra da Barriga é um símbolo da luta pela liberdade e resistência negra. O reconhecimento como Patrimônio Cultural do Mercosul representa um marco para Alagoas e eleva a autoestima da nossa população, despertando o sentimento de pertencimento cultural", disse a secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas.

Serra da Barriga

 A Serra da Barriga localizada na Zona da Mata do Estado de Alagoas, é um bem tombado pelo Iphan desde 1986 e monumento nacional desde 1988. O é local sagrado e de representatividade para o povo negro, onde foi criado o maior foco de resistência escrava do Brasil, o Quilombo dos Palmares.