Alagoas

Força-tarefa arrecada mais de 4 toneladas de donativos para nove municípios de AL

Por Agência Alagoas 02/06/2017 11h11
Força-tarefa arrecada mais de 4 toneladas de donativos para nove municípios de AL
4,6 toneladas de donativos arrecadadas pelo Governo começaram a ser distribuídas para nove municípios afetados pelas chuvas registradas em Alagoas - Foto: Adaílson Calheiros/ Agência Alagoas

Nove municípios afetados pelas chuvas registradas em Alagoas na semana passada recebem nesta sexta-feira (2) um total de 4,6 toneladas de donativos arrecadados pelo Governo de Alagoas nos últimos dias. O material foi doado por empresas privadas e pela população nos últimos dias.

A distribuição das doações ficou a cargo dos integrantes da força-tarefa formada por 400 voluntários de todos os órgãos do Executivo estadual, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Defesa Civil. Nesta sexta, a força-tarefa se dirigiu aos municípios de Marechal Deodoro, Pilar, Cajueiro, Jacuípe, Colônia Leopoldina, Chã Preta, Viçosa, Japaratinga, São Luís do Quitunde.

Esses municípios estão sendo beneficiados com leite, mortadela, papel higiênico, absorventes, creme dental, fraldas descartáveis e colchões.

A força-tarefa foi formada a partir de determinação do governador Renan Filho e suas incursões tiveram início na quinta-feira (1º), quando as equipes foram aos municípios de Cajueiro, Pilar, Marechal Deodoro, Jacuípe, Colônia Leopoldina, Chã Preta, Viçosa e Satuba para diagnóstico da situação e atendimento emergencial aos moradores atingidos pelas chuva.

De acordo com os números mais recentes divulgados pelo Corpo de Bombeiros e pela Coordenação Estadual da Defesa Civil, o número de pessoas desabrigadas e desalojadas pelas chuvas em Alagoas chega a 39.150. O número de desabrigados é de 11.625 e os desalojados somam 27.525. Trinta e um municípios foram atingidos pelas chuvas e 27 já decretaram situação de emergência.

Oito pessoas morreram em decorrência das enchentes e deslizamentos, sendo sete em Maceió e uma em Satuba. Uma pessoa continua desaparecida na Grota do Santo Amaro, na capital alagoana.