Saúde

Caos na saúde: Conselho Estadual de Saúde solicita audiência com governador

Por 7 Segundos com assessoria 28/08/2017 17h05
Caos na saúde: Conselho Estadual de Saúde solicita audiência com governador
Hospital Hélvio Auto - Foto: ncisal/Arquivo

O Conselho Estadual de Saúde (CES) solicitou nesta segunda-feira (28),  uma audiência com o Govenador Renan Filho, para discutir a situação da saúde pública em Alagoas, que vem sendo  destaque nacional diante das denúncias de desabastecimentos nas unidades de saúde e compras sem licitação. A decisão ocorreu após uma nova denuncia de falta de materiais para realização de exames no Hospital Escola Doutor Hélvio Auto.

O presidente do CES, Jesonias da Silva disse que a situação já vem sendo denunciada há vários anos ao Ministério Público Estadual.  Segundo ele, nos últimos meses, os problemas do HGE e na Maternidade Santa Mônica,  tem aumentado.

Algumas providências junto a Defensoria Pública, por meio do Defensor  Público, Djalma Magalhães, já foram tomadas na maternidade Santa Mônica, como a contratação de concursados e abertura de leitos na UCI neo natal.

 As ações da entidade, levaram o secretário Cristian Teixeira a transferir seu gabinete de trabalho para o HGE e anunciar a compra em quantidade de medicamento, equipamentos e insumos,  necessários ao funcionamento do HGE.

Novas denúncias

O CES foi informado nesta segunda-feira (28) pelo coordenador do laboratório do Hospital Hélvio Auto, que faltam tubos para realização de hemograma nos pacientes. De acordo com a denúncia, não há estoque do material e os profissionais estão buscando ajuda em outros hospitais para obter os tubos.

Para o presidente do CES, a situação é considerada calamitosa, já que não se pode viver com a falta de medicamentos recorrentes e compras emergenciais.

“ O profissional não tem medicamento nem material para trabalhar, a população também acaba sofrendo a angústia de não saber se será medicada ou atendida, por isso, precisamos discutir a saúde  em todo estado, buscar alternativas para o agora”, finalizou Jesonias.

A lei  estadual 7.400 de 06 de agosto de 2012,  preconiza  em seu  artigo 1º  que o CES é órgão colegiado, de caráter permanente,  integrante da estrutura organizacional da SESAU, competindo-lhe atuar, no âmbito do Estado de Alagoas, na formulação de estratégias, controle, avaliação e fiscalização da execução da  política estadual de saúde, inclusive nos aspectos financeiros e econômicos.