Fatalidade

'Tenho sorte por ter sobrevivido à provação', diz sobrevivente de queda de avião no Nepal

As causas do acidente ainda são investigadas

Por G1 12/03/2018 20h08
'Tenho sorte por ter sobrevivido à provação', diz sobrevivente de queda de avião no Nepal
Basanta Bohara, de 27 anos, sovrevivente do acidente de avião no aeroporto de Katmandu, no Nepal, é visto em hospital ao lado de familiares na segunda-feira (12) - Foto: Reuters/Navesh Chitrakar

Basanta Bohora, de 27 anos, é um dos sobreviventes do acidente que matou 50 pessoas que estavam a bordo de um avião que caiu no aeroporto de Katmandu, no Nepal, nesta segunda-feira (12). Ele é funcionário da empresa de turismo Raswita International Travels and Tours,

O sobrevivente afirma não se lembrar do momento do acidente ou de quando foi retirado do avião, apenas que foi levado a um hospital e depois transferido para outro. “Tive ferimentos na cabeça e nas pernas, mas tenho sorte por ter sobrevivido à provação”, disse ao jornal “Kathmandu Post”.

Bohora contou ao jornal que havia 16 nepaleses que trabalhavam em diversas companhias de turismo a bordo, retornando de um treinamento em Bangladesh.

Ele diz ainda que a decolagem e o voo correram normalmente, mas que os passageiros começaram a perceber que algo estava estranho quando o avião se preparava para pousar em Katmandu.

“De repente ele chacoalhou violentamente e ouvimos um estalo alto. Eu estava sentado perto da janela e consegui quebrar um vidro”, diz.

Uma forte turbulência perto do momento da aterrisagem foi confirmada por outro sobrevivente, Aashish Ranjit, que falou à agência EFE.

"O voo foi tranquilo até entrarmos no Vale de Katmandu. Houve enormes turbulências quando tentamos aterrissar", disse o agente de viagens.

Ele também se lembra de ter ouvido um barulho muito alto, mas diz que perdeu a consciência logo em seguida. Ao despertar, viu que havia um incêndio na cabine.

"Nove amigos que estavam sentados perto conseguiram escapar. Ajudamos uns aos outros antes de o fogo se espalhar. Conseguimos pular, mas podíamos ouvir as pessoas gritando", relatou ele, que teve cortes nas mãos e na cabeça.

Ranjit disse ainda à EFE não acreditar na "sorte que teve", mas que se sente "aflito" quando lembra do que aconteceu.

Acidente

O general Gokul Bhandari, porta-voz do exército do Nepal, afirmou que o balanço de vítimas não está claro, mas 50 pessoas morreram no acidente, segundo a Associated Press. Responsáveis do Kathmandu Medical College, hospital mais próximo do aeroporto, disseram que estão atendendo 16 sobreviventes.

A aeronave da companhia aérea bengalesa US-Bangla transportava 67 passageiros e quatro tripulantes. Não havia brasileiros entre os passageiros do voo que tinha saído de Dacca (capital de Bangladesh).

Pelo menos 50 pessoas morreram na queda de um avião, no Nepal

A BBC afirma que o avião, Bombardier Q400, caiu do lado leste da pista do aeroporto Tribhuvan e que a aeronave pousaria às 14h20 no horário local (5h30, em Brasília), citando informações do site de monitoramento aéreo FlightRadar24.

As causas do acidente ainda são investigadas e ainda não está claro, segundo a Reuters, se o piloto acionou o sinal de socorro.

O gerente-geral do aeroporto, Raj Kumar Chettri, afirmou à Reuters que momentos depois de o avião conseguir autorização para pousar, o piloto comunicou à torre de comando que queria se dirigir à posição nordeste. Questionado se havia algum problema, ele negou.

O avião foi visto dando duas voltas na direção nordeste e o piloto foi novamente interrogado pela torre de comando. Mas ele voltou a negar qualquer problema.

Funcionários trabalham entre os destroços do avião da US-Bangla Airlines que caiu no aeroporto de Katmandu, no Nepal, na segunda-feira (12) (Foto: Prakash Mathema/AFP)

A torre de comando, então, comunicou ao piloto que o alinhamento da aeronave estava incorreto. Chettri afirmou que o avião tocou a barreira que cerca o aeroporto, tocou no solo e pegou fogo.

Fotos divulgadas em redes sociais mostram que muita fumaça podia ser vista à distância.

A Flightradar24.com, que monitora voos em todo o mundo, registrou que aeronave estava a 1,3 mil metros de altitude quando se preparava para aterrissar. Ela subiu para 2 mil metros cerca de dois minutos antes de cair. De acordo com o site, o avião tinha 17 anos.

A fabricante lamentou o ocorrido e afirmou que divulgará mais informações posteriormente.

A imprensa local informou que o aeroporto foi fechado após a queda do avião.