Geral

Bairros de Maceió recebem programação especial do Mês da Mulher

Por 7Segundos com Ascom Maceió 18/03/2018 14h02
Bairros de Maceió recebem programação especial do Mês da Mulher
Bairros de Maceió recebem programação especial do Mês da Mulher - Foto: Ascom/Maceió

Os mercados públicos do Jacintinho e Tabuleiro do Martins, além da Rua Fechada, na Ponta Verde, receberam, na manhã deste domingo (18), a programação especial que a Prefeitura de Maceió preparou para o Mês da Mulher. Os dois mercados sediaram os mutirões de saúde da mulher, enquanto a Rua Fechada recebeu ações das Secretarias Municipais de Esporte, Lazer e Juventude (Semelj), Saúde (SMS) e do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes).

Coordenadora das atividades, a primeira-dama de Maceió, Tatiana Palmeira, falou sobre o propósito de oferecer uma programação descentralizada e focada nas necessidades das mulheres. “Queríamos realizar algo mais significativo para as mulheres maceioenses, por isso idealizamos um conjunto de ações que se estendessem pelo mês inteiro para alcançar o máximo de pessoas possível em vários pontos da cidade. Ontem tivemos o primeiro dia do mutirão no Tabuleiro do Martins e no PAM Salgadinho e foi um sucesso de atendimento, porque são exames que muitas mulheres têm dificuldade em conseguir e estamos conseguindo não só conscientizar, mas realizar os exames”, informou.

A assessora de Políticas Sociais da Prefeitura de Maceió, Adriana Toledo, falou sobre os serviços ofertados. “Nós estamos trazendo diversos serviços municipais em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Durante todo o mês de março estaremos executando ações da Prefeitura, proporcionando mais saúde para mulheres, apoio ao empreendedorismo. Estamos com o Sine Maceió trazendo orientações de estágio e trabalho voltados para a mulher maceioense, ações de beleza e lazer, orientações educativas de saúde, uma atenção especial para todas as mulheres, não só aqui na orla, mas em vários pontos da capital”, enfatizou.

Para o público que aproveitou a programação na Rua Fechada, a oferta descentralizada melhora o acesso aos serviços.“Isso é muito bom, estamos tendo oportunidade de aproveitar vários serviços gratuitos e com o acesso facilitado. Aproveitei o momento e trouxe minhas filhas, que já realizaram exames de diabetes e agora estão tendo um momento de beleza”, disse Simone Xavier, participante do evento.

No ponto instalado na Rua Fechada, o público teve acesso a ações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), como aferição de pressão, teste glicêmico, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C, além de receber orientações educativas e preservativos femininos. Em parceria com o órgão, estudantes do nono período do curso de enfermagem da Universidade Tiradentes (Unit) realizaram atendimento junto as atividades da SMS.

A Semtabes levou os serviços do Sine Itinerante, em pareceria com o Centro de Integração Emprego – Escola (Ciee), onde as pessoas que passaram pela tenda do órgão puderam se cadastrar no programa Mais Emprego e se candidatar a uma das 222 vagas ofertadas em cinco áreas disponíveis. As mulheres maceioenses tiveram acesso também a serviços de estética e beleza como manicure e corte de cabelo. Na oportunidade, o Ciee realizou cadastro para aprendizes e disponibilizou 200 vagas de qualificação profissional para call center ofertadas pelo Instituto Crescer.

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semelj) levou aulas de zumba e fit dance para o evento. Durante a manhã deste domingo as feiras do Jacintinho e Tabuleiro do Martins receberam ações de saúde, como aferição de pressão e teste de glicemia.

Tatiana Palmeira reforçou o convite para a mulher maceioense participar das atividade do Mês da Mulher, que prosseguem até o final do mês. “Convido todas as mulheres a participarem das ações, aproveitarem os serviços oferecidos e principalmente que a mulher se cuide mais. A gente sabe que quando a mulher se cuida, ela vai ter mais força, mais saúde para trabalhar e estar bem consigo. Aproveito para desejar um feliz Mês da Mulher para todas as mulheres maceioenses”, pontuou.

Para saber mais informações sobre as ações da programação especial do Mês da Mulher, clique aqui.