Brasil

Senado aprova criação de Sistema Único de Segurança Pública

Por Uol 16/05/2018 21h09
Senado aprova criação de Sistema Único de Segurança Pública
Senado - Foto: Assessoria

Senadores aprovaram nesta quarta-feira a criação do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), que visa integrar os órgãos de segurança pública, Secretarias de Segurança e Guardas Municipais, e o texto vai agora à sanção do presidente Michel Temer.

Além do SUSP, de acordo com a Agência Senado, o projeto também estabelece a Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (PNSPDS), com duração prevista de 10 anos, cuja finalidade também é organizar a atuação conjunta dos órgãos de segurança e defesa social da União, Estados e municípios em articulação com a sociedade.

Um dos resultados efetivos do projeto, segundo o relator, senador Antonio Anatasia (PSDB-MG), será o compartilhamento de informações, além da integração também de órgãos de inteligência.

O texto, uma iniciativa da ex-presidente Dilma Rousseff quando estava no governo, tramitou no plenário do Senado em regime de urgência após ser aprovado na Comissão de Cidadania e Justiça (CCJ). Ele já havia sido aprovado na Câmara dos Deputados.