Trânsito

Prefeitura vai usar radar móvel para fiscalizar excesso de velocidade em Maceió

Medida é permitida por lei federal e não exige a apresentação de estudos técnicos

Por 7Segundos 17/05/2018 10h10
Prefeitura vai usar radar móvel para fiscalizar excesso de velocidade em Maceió
Rui Palmeira, prefeito de Maceió - Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

O prefeito Rui Palmeira (PSDB) revelou em entrevista à imprensa, na manhã desta quinta-feira (17), que o Município vai utilizar radares móveis para fiscalizar a velocidade dos veículos que ciculam nas vias de Maceió. A medida é permitida por lei federal e, segundo ele, visa intensificar a fiscalização eletrônica, que está proibida por decisão judicial.

Segundo o chefe do Executivo, a medida não exige a apresentação de estudos técnicos como ocorre para implantação de fiscalização eletrônica em pontos fixos da cidade. "Há a determinação de leis federais de que podemos multar através de câmeras, podemos utilizar radares móveis e a prefeitura vai começar a utilizar esses instrumentos", revelou.

Na ocasião, Rui Palmeira também comentou a reação das pessoas que comemoraram a derrubada dos pardais, inclusive a postura do empresário e policial militar Kleverton Ferreti. “A gente vive em uma democracia e achar bom ou ruim é direito de casa um, mas fazer o que fez aquele cidadão fez... E o pior, se descobriu ser um policial militar. É um policial dando um péssimo exemplo", comentou.

Como funcionam?

Os radares móveis funcionam através de um medidor que é apontado para a via, que registra a velocidade dos veículos. Caso a velocidade estiver acima do permitido no trecho, o condutor é multado e a cobrança é encaminhada para a residência do infrator.