Mundo

Reencontro de famílias coreanas separadas pela guerra será retomado

Na Coreia do Sul, 57.000 pessoas estão registradas para rever seus parentes da Coreia do Norte; iniciativa estava suspensa desde 2015

Por Agência Brasil 22/06/2018 17h05
Reencontro de famílias coreanas separadas pela guerra será retomado
Abraço de Kim Jong Un e Moon Jae-in, no encontro em Panmunjom: famílias poderão novamente se encontrar 26/05/2018 - Foto: The Presidential Blue House/Reuters

Representantes da Cruz Vermelha da Coreia do Norte e Coreia do Sul se reuniram nesta sexta-feira (22) para discutir a retomada dos reencontros de famílias separadas pela guerra (1950-1953). Trata-se do capítulo mais sensível para a população dos dois países neste mais recente esforço de aproximação entre as duas nações.

Apenas 57.000 pessoas registradas na Cruz Vermelha sul-coreana para rever seus parentes continuam vivas, e a maioria supera os 70 anos.

Milhões de pessoas foram separadas há quase 70 anos pelo conflito, que dividiu a Península Coreana e impôs aos dois lados um clima de tensão permanente e de proibição completa da comunicação entre civis. Muitos coreanos morreram sem rever nem receber qualquer notícia sobre seus parentes.