Interior

Proporcionando mais conforto aos pacientes, Prefeitura de União inaugura nova sede do CAPS

São quase 200 pacientes contemplados. Tido pelo Estado como referência na qualidade do atendimento, o município deve ganhar em breve um novo CAPS, para ajudar usuários dependentes de álcool e drogas.

Por Assessoria 12/07/2018 14h02
Proporcionando mais conforto aos pacientes, Prefeitura de União inaugura nova sede do CAPS
Proporcionando mais conforto aos pacientes, Prefeitura de União inaugura nova sede do CAPS - Foto: Assessoria

Os pacientes assistidos pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de União dos Palmares agora contam com uma nova sede da instituição, localizada na rua Correia de Oliveira, ao lado da escola estadual Rocha Cavalcante. São cerca de doze acomodações e áreas de serviços mais amplas que permitirão  mais comodidade aos usuários deste serviço público que atende quase 200 pessoas no município. 

O CAPS trabalha o convívio dos pacientes com o acolhimento dos familiares e do grupo terapêutico, além oferecer atividades ocupacionais como oficinas de artesanto e pintura, incentivo ao esporte com o futebol e à arte com a realização de sessões de cinema. Em sua estrutura técnica, dispões de profissionais para acompanhamento como médicos, psiquiatras, nutricionistas, enfermeiros, educadores físicos e assistentes sociais, contando também com o apoio de voluntários.

“No CAPS eu me sinto tão bem que muitas vezes até prefiro estar aqui do que em casa. Somos acolhidos sempre com muito carinho e atenção. É uma família”, relata o paciente Marcelo. 

Novo CAPS vindo aí

A repercussão positiva do trabalho desenvolvido em União atraiu o interesse do Governo do Estado em implantar um novo CAPS para usuários dependentes de álcool e drogas, que fez o convite há há cerca de dois meses. De acordo com a secretária de saúde, Geany Vergeth, o prefeito Areski Freitas (Kil) já sinalizou positivamente para que o processo de abertura do novo CAPS se inicie. “Somos referência da terceira região em todo o estado, nosso atendimento é de muita qualidade e, principalmente, muito amor e carinho com nossos pacientes”, disse Geany. 

Mobilização do Poder Público

A cerimônia de inauguração, nesta quinta-feira, 12, teve presença do prefeito Kil, da secretária Geany, do diretor Ricardo Vital, vereadores, secretários e outras autoridades. 

Ainda segundo Geany, isto foi possível graças ao empenho do prefeito Kil, que, logo que soube da oportunidade de um imóvel mais confortável e bem localizado, tratou pessoalmente com os proprietários para viabilizar o local para o funcionamento do CAPS. “Há anos que o prédio do CAPS era nas mesmas instalações, nosso número de pacientes cresceu e precisávamos de um espaço que estivesse pronto para suprir as necessidades deles. Estamos todos muito felizes”, disse a secretária. 

Já Kil destacou os avanços que a saúde pública de União vem tendo, como a exemplo das novas ambulâncias para fortalecer a prestação de serviço na região, da reforma do Centro de Diagnóstico e Reabilitação Física, da nova Unidade Básica de Saúde que será construída no bairro Alto do Cruzeiro, do aumento de recursos para o Hospital São Vicente de Paula através do Provida, e outros pontos da agenda positiva.