Educação

Prefeitura de Maceió oferta guia sanitário para retorno escolar

Documento traz informações para o funcionamento do ambiente escolar

Por 7Segundos com Assessoria 11/02/2022 10h10
Prefeitura de Maceió oferta guia sanitário para retorno escolar
Unidades de ensino se preparam para retornos de aulas presenciais - Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

A Prefeitura de Maceió ofertou para todas as unidades escolares vinculadas a rede pública municipal de ensino, um Guia Orientador de Protocolos contendo as diretrizes à comunidade escolar acerca das ações sanitárias e pedagógicas que vão direcionar a retomada das aulas presenciais.

O documento traz orientações sobre como gestores, professores e estudantes podem agir na manutenção de um ambiente escolar seguro, levando em conta as questões sanitárias e pedagógicas. O guia assegura a efetividade do processo de ensino-aprendizagem, tomando como base as recomendações e orientações de organizações de saúde e educação.

Dividido em três partes complementares, o Guia Orientador de Protocolos traz em seu conteúdo uma contextualização do cenário atual e das fundamentações pedagógicas e legais, além de detalhar as etapas de implementação dos protocolos de biossegurança nas unidades escolares. O material contém informações e modelos de avaliação e acompanhamento das medidas e ações.

Para o prefeito de Maceió, JHC, a consolidação do retorno às aulas presenciais na rede municipal marca um momento de avanço na educação do Município.

“Após as experiências e aprendizados de 2021, estamos preparados e prontos para novos avanços e conquistas em 2022. A retomada das atividades presenciais, a adoção e consolidação dos protocolos de segurança sanitária, no início deste ano letivo, são exemplos do avanço do planejamento e execução de políticas públicas na educação municipal", afirmou JHC.

O empenho da Prefeitura de Maceió em diminuir as desigualdades provocadas pelo período em que as aulas presenciais precisaram ser suspensas, devido à pandemia, foi destacado pelo secretário Municipal de Educação, professor Elder Maia.

“Com a retomada das aulas presenciais, nós precisamos cumprir a missão de reduzir a desigualdade educacional e recuperar o déficit de aprendizado que se acumulou nos últimos anos de pandemia. Tudo isso será feito sob a luz de todos os protocolos de segurança, de acordo com as regras de higiene, seguindo as orientações das autoridades de saúde, de forma rigorosa, para que todos os estudantes façam um retorno eficiente, inclusivo e seguro”, enfatizou o secretário.

As aulas presenciais serão retomadas a partir da próxima segunda-feira (14), para todos os alunos de todas as etapas da Educação Básica que compõem a rede ensino de Maceió.