Política

PL da deputada Cibele Moura institui a Semana Estadual de Fortalecimento da Cultura Junina

Objetivo é criar ações que divulguem e reforcem a importância dos folguedos juninos para a cultura e economia

Por Assessoria 24/06/2022 15h03
PL da deputada Cibele Moura institui a Semana Estadual de Fortalecimento da Cultura Junina
PL da deputada Cibele Moura institui a Semana Estadual de Fortalecimento da Cultura Junina - Foto: Assessoria

A deputada estadual Cibele Moura protocolou na Assembleia Legislativa projeto de lei que institui a Semana Estadual de Fortalecimento da Cultura Junina em Alagoas. Cibele, que se destaca pela luta em defesa das manifestações culturais no Estado, lembra que o acesso e a valorização da cultura estão previstos na Constituição Federal. Ela cita nesse contexto as festas juninas entre as celebrações populares mais apreciadas do Brasil.

“O povo alagoano me confiou representá-lo. O mínimo que eu posso fazer é apoiar as causas que representam nosso povo. Cultura é uma delas. É muito mais que meu trabalho, é minha missão de vida lutar por dignidade para nossa gente, para nossa cultura e nossas raízes”, afirma Cibele.

PL da deputada Cibele Moura institui a Semana Estadual de Fortalecimento da Cultura Junina . Foto: Assessoria


Cibele é madrinha da junina Santa Fé, do bairro do Trapiche, em Maceió, além de apoiar diversas quadrilhas em vários municípios, como é o caso de Paripueira, Barra de Santo Antônio e Marechal Deodoro.

Na justificativa do PL, a parlamentar aponta dados do Ministério do Turismo para lembrar a força das festas juninas, sobretudo no Nordeste.

“A grandiosidade , diversidade e peculiaridade das festas juninas no país as consagram como manifestações nacionais extremamente ricas, tendo enorme potencial para se transformar em um produto turístico nivelado ao carnaval”, diz a parlamentar.

A matéria encontra-se na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, de onde após parecer irá a plenário para aprovação e, em seguida, sanção do governador.

Entre os objetivos da Semana da Cultura Junina, estão o de promover ampla divulgação nos meios de comunicação sobre a atuação das quadrilhas juninas e estabelecer parcerias entre os setores público e privado para estimular a cultura junina.

PL da deputada Cibele Moura institui a Semana Estadual de Fortalecimento da Cultura Junina . Foto: Assessoria