Política

Governo Lula se contradiz e coloca sob sigilo íntegra das imagens dos atos golpistas de 8 de janeiro

O sigilo foi decretado após um pedido de Lei de Acesso à Informação (LAI) feito pela Folha de SP.

08/02/2023 12h12
Governo Lula se contradiz e coloca sob sigilo íntegra das imagens dos atos golpistas de 8 de janeiro
Ato antidemocrático ocorrido em 8 de janeiro - Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

O governo Lula, por meio do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), se recusou a compartilhar a íntegra das imagens dos ataques ao Palácio do Planalto feitas pelas câmeras internas do prédio.

De acordo com o GSI, comandado pelo General Gonçalves Dias, o compartilhamento da íntegra das imagens, por expor informações de métodos, equipamentos, procedimentos operacionais e recursos humanos da segurança presidencial, não é razoável.

Anteriormente, um recorte editado das imagens foi divulgado de maneira oficial pelo governo. Nos trechos, não era possível analisar uma suposta omissão das forças de segurança que teriam, eventualmente, favorecido a entrada dos golpistas.

O sigilo imposto à íntegra das imagens destoa da postura apresentada pelo presidente Lula nas eleições, quando na oportunidade, criticou o ex-presidente Jair Bolsonaro, por realizar uma política de ocultação das informações públicas. Lula disse que faria um governo mais transparente.

Essa não foi a primeira negativa do novo governo. No início da gestão, foi decretado sigilo sobre a lista dos 3.500 convidados que participaram do coquetel de posse no Itamaraty, no dia 1º de janeiro. Após a repercussão negativa a lista foi divulgada.