Cultura

Artesãos alagoanos participam da 5ª edição da Feira Nacional de Artesanato e Cultura em Fortaleza

Evento reúne peças de 10 artistas apoiados pelo programa Alagoas Feita à Mão

Por 7Segundos com assessoria 26/09/2023 17h05
Artesãos alagoanos participam da 5ª edição da Feira Nacional de Artesanato e Cultura em Fortaleza
Artesãos alagoanos participam da 5ª edição da Fenacce - Foto: Rodrigo Marinho/Ascom Sedics

O artesanato alagoano está presente na 5ª edição da Feira Nacional de Artesanato e Cultura (Fenacce), que acontece em Fortaleza, no Ceará. Dez artistas alagoanos apoiados pelo programa Alagoas Feita à Mão estão expondo desde esta terça-feira (26) até o dia 01 de outubro.

A Fenacce reúne 1.500 artesãos de todos os estados e 320 expositores, como forma de celebrar os artistas, fomentar o mercado e a geração de renda dos artesãos brasileiros, bem como a valorização da cultura.

Representando Alagoas estão presentes os mestres Maria Leide, do Pontal de Coruripe; Adriana Gomes, do Pontal da Barra; Chico Cigano, de Batalha; Nena de Capela, de Capela; Adeildo Gomes, da Barra de Santo Antônio; Jasson, de Belo Monte; Enauro Luiz, de Maceió; Ateliê Boca do Vento, de Pão de Açúcar (Povoado Ilha do Ferro); Eliezio Agostinho, de Batalha; e Fulô. A (Grupo Colaborativo de Bordados, de Penedo).

De acordo com a secretária de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Caroline Balbino, o artesanato é um importante segmento da economia, e a cada ano a Fenacce tem expandido não só o incentivo aos artesãos, mas o empreendedorismo, preparando-os para o mercado internacional.

“O artesanato contribui para a economia de 67% dos municípios brasileiros, e movimenta cerca de R$ 50 bilhões ao ano. E o desenvolvimento dessa cadeia produtiva estimula a geração de emprego e renda, além do intercâmbio de conhecimentos, tornando-o atraente para o mercado externo”, pontuou a gestora.