Meio ambiente

Mudança na chefia da APA Costa dos Corais causa indignação de entidades

Roberta Carvalho ganhou destaque atuando em Alagoas e Pernambuco

Por Maurício Silva 15/02/2023 16h04 - Atualizado em 15/02/2023 16h04
Mudança na chefia da APA Costa dos Corais causa indignação de entidades
Roberta Carvalho ganhou destaque na APA Costa dos Corais - Foto: Isac Silva/7Segundos

Com a mudança de gestão no governo federal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu por fazer muitas mudanças de chefias e uma modificação em especial causou indignação: O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) exonerou da chefia da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais a bióloga Maria Roberta Gomes de Carvalho. Ela tinha ganhado destaque atuando nos municípios de Alagoas e Pernambuco.

Roberta Carvalho foi nomeada pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como chefe de unidade de conservação da APA Costa dos Corais em março do ano passado
e vinha se destacando na região. Mas em janeiro desse ano o governo Lula exonerou a bióloga. Inicialmente o servidor Eduardo Machado de Almeida foi nomeado para a função, mas também já foi exonerado pelo ICMBio e em fevereiro foi nomeado para o cargo Eduardo Cavalcante de Almeida.

A exoneração causou indignação da APA Costa dos Corais. As Associações de Entidades Turísticas Integrantes da APA Costa dos Corais – Litoral Norte de Alagoas enviaram um ofício apelando ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas) para que o parlamentar apoie junto ao ICMBio o retorno de Roberta Carvalho para a chefia na região.

O documento traz textos como: “Isso causa uma problemática, pois ocorre a perda de uma profissional que preza pelo diálogo, respeito e confiança, entre o órgão ICMBio e os atores locais dos treze municípios que o compõe o NGI, em especial os municípios alagoanos que estão na APA Costa dos Corais, e que por muitos anos sofreram com a falta de diálogo, entre gestão e a comunidade, além de uma pessoa que compreende a importância da conservação ambiental e do desenvolvimento turístico na região”.

Outra citação de destaque no ofício enviado a Arthur Lira traz a seguinte mensagem: “Entre todas as gestões que passaram à frente da APA Costa dos Corais podemos afirmar que essa foi a primeira que a comunidade, as associações, a gestão pública, o trade turístico, entre outros tiveram acesso ao diálogo e a oportunidade de formar parcerias no intuito de conservar o meio ambiente e desenvolver o turismo dessa região tão importante para o desenvolvimento econômico de Alagoas”. O apelo tem a assinatura de nove instituições.

Roberta Carvalho

Roberta Carvalho foi a primeira mulher a assumir o posto da maior unidade de conservação federal marinha costeira do Brasil. A APA Costa dos Corais possui mais de 400 mil hectares de área e cerca de 120 km de praia e mangue e se estende desde o município de Tamandaré-PE e vai até parte do início do Litoral Norte de Maceió.

A bióloga ressaltou que foi uma experiência fantástica. “Foi uma experiência incrível gerir a APA Costa dos Corais e a Rebio Saltinho. Poder estar próximo da comunidade, dos setores da pesca e do turismo, e da gestão pública municipal foi um grande aprendizado. Fui convidada para assumir uma Unidade devido seus conflitos e com a principal missão de melhorar a relação do órgão ICMBio com a comunidade, os municípios, os órgãos ambientais, com todos os parceiros em geral”, disse.

Roberta Carvalho agradeceu o carinho das entidades. “Aceitei o convite por amor e respeito a região, mas foram meses focados em descontruir para reconstruir um novo diálogo com todos envolvidos. Infelizmente, não me deram a oportunidade de continuar o trabalho, tenho certeza que seria uma gestão com muitos êxitos. Fico feliz com as mensagens de carinho e respeito pelo trabalho realizado, e ainda mais com meu legado de uma gestão participativa aberta ao diálogo, respeito e muita confiança, pois assim que construímos uma boa gestão, em equipe, e todos estes atores fazem parte desta equipe. Espero que o próximo chefe tenha a sensibilidade de compreender que para atingir o objetivo principal do ICMBio, a conservação ambiental, é necessário muito equilíbrio e respeito a todos locais”, finalizou.

APA Costa dos Corais

A unidade de conservação inclui os municípios de Tamandaré, Barreiros, São José da Coroa Grande, Maragogi, Japaratinga, Porto Calvo, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Passo de Camaragibe, Barra de Santo Antônio, Paripueira e Maceió (parte do início do Litoral Norte).