Covid -19

Vacina bivalente contra covid-19 está disponível em Porto Calvo

Aplicação do imunizante começou nesta sexta-feira

Por Maurício Silva 03/03/2023 15h03
Vacina bivalente contra covid-19 está disponível em Porto Calvo
Vacinação contra covid-19 avança em Porto Calvo - Foto: Isac Silva/7Segundos

A Prefeitura de Porto Calvo informou que já está disponível no município do Norte de Alagoas a aplicação do imunizante Pfizer bivalente contra o novo coronavírus. A vacinação com a bivalente começou nesta sexta-feira (3).

A vacina bivalente da Pfizer possui este nome porque protege contra a cepa ancestral de SARS-CoV-2 e a variante Ômicron, visando à prevenção de doenças graves e óbitos por covid-19.

A aplicação do imunizante no município tem como ponto fixo a Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria da Penha, no bairro Centro da cidade, ao lado do Hospital Municipal São Sebastião.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que a documentação necessária para se vacinar contra o novo coronavírus é a seguinte: para idosos CPF ou Cartão do SUS e cartões das doses anteriores; e para pessoas imuossuprimidas o laudo ou qualquer documento que comprove e cartões das doses anteriores. Para receber o reforço, todos devem ter tomado, no mínimo, duas doses da vacina anticovid e ter recebido a última há, pelo menos, quatro meses.

Confira os grupos prioritários e previsão de início da vacinação:


Fase 1 (27/02): Pessoas de 70 anos e mais; pessoas vivendo em Instituições de Longa Permanência (a partir de 12 anos) e seus trabalhadores; pessoas imunocomprometidas (a partir dos 12 anos de idade); indígenas (a partir dos 12 anos de idade); ribeirinhos (a partir dos 12 anos de idade) e quilombolas (a partir dos 12 anos de idade).

Fase 2 (06/03): Pessoas de 60 a 69 anos de idade.

Fase 3 (20/03): Gestantes e puérperas.

Fase 4 (17/04): Trabalhadores da saúde.

Fase 5 (17/04): Pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos de idade); população privada de liberdade (a partir de 18 anos de idade), adolescentes cumprindo medidas socioeducativas (12 a 17 anos) e funcionários do sistema de privação de liberdade.