Turismo

Governo de Alagoas entrega planos diretores da Barra de Santo Antônio e Milagres

Documentos determinam diretrizes para o melhor ordenamento das cidades através do crescimento sustentável e responsável do segmento do turismo

Por 7Segundos, com Assessoria 10/03/2023 08h08
Governo de Alagoas entrega planos diretores da Barra de Santo Antônio e Milagres
Planos Diretores vão auxiliar no desenvolvimento ordenado e planejamento sustentável das cidades - Foto: Assessoria

O turismo é uma atividade econômica atrelada diretamente ao ordenamento urbano, infraestrutura e planejamento sustentável das cidades. Pensando nisso, o governador Paulo Dantas e a secretária do Turismo, Bárbara Braga, entregaram os Planos Diretores aos municípios da Barra de Santo Antônio e São Miguel dos Milagres, no Litoral Norte, aos respectivos prefeitos, na manhã desta quinta-feira (9), no Palácio República dos Palmares, no Centro de Maceió.

A prefeita Livia Carla, da Barra de Santo Antônio, e o prefeito Jadson Lessa, de São Miguel dos Milagres, receberam das mãos do governador o Plano Diretor dos Municípios, que visa planejar e estruturar as cidades para o turismo, promovendo melhorias de infraestrutura, ordenamento e serviços vinculados à atividade, o que impacta diretamente a economia destas cidades. Os documentos serão encaminhados para as respectivas Câmaras de Vereadores para serem apreciados e colocados em votação.

Evento ocorreu no Palácio República dos Palmares. Foto: Assessoria


O governador Paulo Dantas reforçou que o objetivo do Estado é auxiliar no desenvolvimento ordenado dos municípios. Segundo ele, o Plano Diretor impacta tanto no dia a dia de seus habitantes como na recepção de seus turistas, prospectando um maior fluxo de visitantes, considerando que a cidade tem infraestrutura adequada para recebê- los.

“Fico muito feliz em poder entregar esse material para as prefeituras da Barra de Santo Antônio e São Miguel dos Milagres, municípios turísticos que recebem milhares de visitantes o ano todo. Esses planos diretores vão auxiliar as prefeituras no planejamento e execução de obras para o melhor desenvolvimento, melhorando a vida da população e a infraestrutura para receber turistas e novos investidores”, disse.

De acordo com a secretária Bárbara Braga, o Governo de Alagoas investiu mais de um milhão de reais para a elaboração dos planos já entregues, que inclui também o município de Porto de Pedras, já contemplado com a iniciativa que tem o intuito de promover o crescimento ordenado dessas cidades por meio de diretrizes sustentáveis e responsáveis para todo o setor do turismo.

"Essa é mais uma ação de grande importância e impacto. Realizamos a entrega dos planos diretores de Barra de Santo Antônio e São Miguel dos Milagres, municípios localizados numa região de turismo já consolidado e que necessita de atenção para o combate ao crescimento desordenado, que é a Costa dos Corais. Os Planos Diretores promovem de maneira integrada a organização urbanística e a justa distribuição espacial dos empreendimentos e habitantes dos municípios, impedindo, assim ,desvirtuamento no crescimento e efeitos negativos no que tange ao meio ambiente. Demos mais um passo na consolidação de um planejamento sustentável do turismo de Alagoas", concluiu a secretária.

A prefeita Livia Carla e o prefeito Jadson Lessa agradeceram ao governador Paulo Dantas pelos documentos e reforçaram o compromisso de dialogar com os vereadores de cada um dos municípios acerca da aprovação do Plano Diretor, reforçando sua importância na captação de novos empreendimentos para as cidades.

Gestores receberam os planos diretores. Foto: Assessoria