Turismo

Escola do Turismo: Inscrições em cursos gratuitos começam em Maragogi

Em Passo de Camaragibe matrículas abrem nos dias 20 e 21 de junho

Por 7Segundos, com Assessoria 14/06/2023 15h03 - Atualizado em 14/06/2023 16h04
Escola do Turismo: Inscrições em cursos gratuitos começam em Maragogi
As inscrições podem ser feitas de forma on-line e presencial - Foto: Reprodução/Assessoria

Com o objetivo de resolver um dos principais gargalos do setor turístico, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-AL) anunciou o início da matrícula presencial em seis cidades para o Programa Escola do Turismo. Nesta primeira fase de inscrições dos cursos 100% gratuitos, serão oferecidas 840 vagas somente no mês de julho. Há oportunidades para Maragogi, Passo de Camaragibe e outras cidades. 

Ao todo, o Programa Escola do Turismo garante 11 mil vagas em cursos gratuitos e com certificação, ministrados em 27 cidades pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Alagoas (Sindhal). Com essa iniciativa, a Setur busca qualificar e capacitar jovens em busca do primeiro emprego e também profissionais que já atuam no setor turístico.



De acordo com a secretária de Turismo, Bárbara Braga, o programa deve amenizar uma das principais dificuldades do trade turístico que busca expansão. "Encontrar mão de obra qualificada é fundamental para garantir a qualidade do atendimento aos turistas e estamos empenhados em investir na formação destes profissionais que prestam serviço à cadeia produtiva do turismo. O Programa Escola do Turismo é o maior investimento, nesta área, já realizado na história do Governo de Alagoas", ressaltou a secretária.

Os interessados nos cursos gratuitos podem acessar www.setur.al.gov.br para consultar as informações e também fazer a matrícula. Para reforçar o fluxo de estudantes, a Setur disponibiliza, ainda, inscrições de forma presencial, de acordo com o cronograma estabelecido para cada cidade: Palmeira dos Índios: 15/06, na Casa do Empreendedor, das 9h às 16h; Passo do Camaragibe: 20 e 21/06, na Secretaria de Turismo Municipal, das 8h às 14h; Maragogi, no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), 9h às 16h e Associação Mulheres de Fibra, 9h às 16h; Maceió, no Centro de Convenções: 19/06, das 8h às 17h.

Para a capital alagoana, também serão ofertados cursos exclusivos para comunidades nos bairros de Fernão Velho e Benedito Bentes, com aulas em escolas nos próprios bairros. As pré-matrículas destas turmas também acontecerão no dia 19, das 13h30 às 17h, nas Grotas da Alegria, do Ari e da Goiabeira.



Nas cidades de Piranhas e Arapiraca, as etapas das matrículas presenciais já foram realizadas em maio, durante as ações do Governo Trabalhando, e seguem abertas para inscrições on-line. No site www.setur.al.gov.br, é possível consultar todas as turmas disponíveis dessas cidades, bem como, já a partir do dia 12, realizar a matrícula nas turmas das outras cidades. Além dos cursos totalmente gratuitos que começarão em julho, os inscritos contarão também com um coffee break em todas as aulas.