Geral

Professores protestam em Porto Calvo por reajuste na rede estadual

Manifestação ocorre em frente à 10ª Gere

Por Maurício Silva 06/07/2023 10h10 - Atualizado em 06/07/2023 10h10
Professores protestam em Porto Calvo por reajuste na rede estadual
Trabalhadores cobram um reajuste melhor aos profissionais - Foto: Cortesia ao 7Segundos

Um grupo de professores filiados ao Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal) protestou na manhã desta quinta-feira (6), em Porto Calvo, no Norte do Estado, por uma melhor proposta de reajuste salarial para os servidores da rede estadual do ensino. O protesto ocorreu em frente ao prédio da 10ª Gerência de Educação (10ª Gere), no bairro Centro.

Os trabalhadores chegaram à rua Guedes de Miranda e se concentraram em frente à 10ª Gerência de Educação. Eles usuram o microfone para comentar os pleitos da categoria. Uma das faixas cobrava o governador: “Paulo Dantas, cadê a valorização que você prometeu para a educação”.

O grupo defende a implantação do percentual de 14,95% de reajuste para todos os trabalhadores da Educação de Alagoas. Esta quinta-feira (6) é o dia da mobilização estadual, onde em todas as regiões do Estado ocorrem atos públicos, simultaneamente.

Proposta do governador


O governador Paulo Dantas (MDB) apresentou nesta quarta-feira (5) em reunião no Palácio República dos Palmares, em Maceió, mais uma contraproposta de reajuste salarial. Desta vez apresentando a proposta de reposição de 5,79% (equivalente à inflação do ano anterior), dividida em duas parcelas: sendo um reajuste de 3% em setembro deste ano, ao invés de outubro deste ano, como tinha proposto na reunião anterior e 2,79% em janeiro de 2024, com a possibilidade de ser antecipado para dezembro deste ano, a depender dos índices financeiros do Estado.

Protesto ocorreu de forma pacífica. Foto: Cortesia ao 7Segundos