Maragogi

Argentino produz artesanato com palha de coqueiro em Maragogi

Gustavo Schmithalter mora no Brasil a cerca de quatro anos

Por 7Segundos 07/07/2023 16h04 - Atualizado em 07/07/2023 16h04
Argentino produz artesanato com palha de coqueiro em Maragogi
Argentino Gustavo David Schmithalter e o tubarão feito de palha de coqueiro - Foto: Isac Silva/ 7Segundos

Gustavo David Schmithalter, de 27 anos, é argentino e atualmente vive na cidade de Maragogi, no Litoral Norte de Alagoas. Ele deixou a vida que tinha no país de origem e está há quatro anos no Brasil. Gustavo se sustenta através da produção de arte com palha de coqueiro.

Tudo começou com uma viagem de bicicleta de Santa Fé, na Argentina, até o Estado do Rio Grande do Sul, na região sul brasileira. Foram mais de mil quilômetros de distância percorrida. Ele contou o porquê decidiu ir embora do seu país. “Sai de lá porque comecei a viajar pela Argentina, eu trabalhava e depois viajava por três meses, aí comecei a gostar de não ter patrão e comecei a trabalhar para mim mesmo e gostei, saí e nunca mais voltei”, contou o argentino.

Depois de um ano morando no Rio Grande do Sul, Gustavo Schmithalter conheceu um homem que viajava pelo Brasil e sempre fala sobre o Nordeste e, principalmente, sobre os coqueiros.

O tipo de Palmeira presente no litoral nordestino chamou a atenção dele, pois os coqueiros não existem na Argentina. Ele começou a pesquisar na internet e descobriu o chapéu de palha de coqueiro. Foi quando o argentino decidiu viajar para o nordeste do Brasil.

Chapéu de palha de coqueiro feito por Gustavo Schmithalter. Foto: Reprodução/Instagram


“Vendi a bike, vendi todas as minhas coisas e peguei um voou para Bahia, e desde então estou há três anos aqui no Nordeste somente fazendo [artesanato] de palha.”, contou Gustavo Schmithalter.

O artesão produz animais de palha, como tubarão, jacaré, pássaro, além de cesto, chapéu e até pessoas. Ele contou que o trabalho mais demorado foi o jacaré, a produção levou seis horas. Já o chapéu demora apenas 20 minutos.

Cesto de palha de coqueiro feito por Gustavo Schmithalter. Foto: Reprodução/Instagram

Sobre os valores das artes, ele disse que não tem um preço fixo, vai de acordo com o tamanho e do tipo da palha, e o quanto o cliente pode pagar. “Normalmente um valor simbólico, porque uma arte é difícil botar um preço.”, afirmou Gustavo Schmithalter.


O argentino pode ser encontrado na Praça Santo Antônio de Pádua, no bairro Centro de Maragogi. Durante o dia ele vende seus produtos na praça e a noite produz o artesanato.