Música

Núcleo de Orquestras Jovens de Maragogi promove concerto em São Bento

Nesta quinta-feira (13) a apresentação musical será na Escola Cívico-Militar

Por Maurício Silva 13/07/2023 08h08 - Atualizado em 13/07/2023 09h09
Núcleo de Orquestras Jovens de Maragogi promove concerto em São Bento
Concerto Didático foi um verdadeiro sucesso em São Bento - Foto: Sérgio Alcântara / Assessoria

Tocando sucessos como Asa Branca, Assum Preto, Anunciação e o Trem de Ferro, o Núcleo de Orquestras Jovens de Maragogi promoveu um lindo concerto musical no povoado São Bento. O espetáculo ocorreu na noite desta quarta-feira (12) na quadra de esportes da comunidade e nesta quinta-feira (13) o concerto didático será na Escola Cívico-Militar Dr José Jorge de Farias Sales, no bairro Centro. O projeto é uma iniciativa da Associação Viva Música.

A quadra de esportes da Escola Manoel de Medeiros Costa, em São Bento, foi o palco do primeiro espetáculo feito pelos 60 estudantes, entre crianças e adolescentes das escolas públicas municipais de Maragogi: Dr Edvaldo de Melo Sena, Dr José Jorge de Farias Sales e Manoel de Medeiros Costa.

Os alunos deram um show na quadra de esportes de São Bento. Foto: Sérgio Alcântara


O aluno Gilearde Lucas Silva Lima, de 11 anos de idade, mora em São Bento e toca viola. “Eu me sinto muito bem nesse concerto musical. Eu gostei muito das aulas, gostei muito de ter aprendido a tocar viola e agora posso seguir uma carreira musical. Isso foi muito legal aqui em Maragogi e vou levar para a vida toda”, afirmou.

Todos os alunos são de escolas públicas. Foto: Sérgio Alcântara


A Luciele Maria da Silva Bispo é mãe do Gilearde Lucas e ficou muito feliz. “Ele vai ter uma experiência que vai levar para o resto da vida dele. Estou muito orgulhosa, muito feliz e muito empolgada também para ele se apresentar”, disse a doméstica antes do filho se apresentar.

Estudantes se apresentaram pela primeira vez. Foto: Sérgio Alcântara


A estudante Larissa de Melo Santos, de 10 anos, também se apresentou em São Bento. “Estou me sentindo muito bem e isso é muito legal. Tudo isso foi muito bom e eu aprendi a tocar várias músicas. Vou levar a música para a vida toda”, disse a menina que mora em São Bento.

A mãe da Larissa, a Vanessa Melo, ressaltou que o projeto foi essencial. “Esse projeto foi muito importante por conta que ela começou a conhecer as músicas, a estudar a partitura. Ela aprendeu violoncelo e isso para ela foi muito bom. Ela gosta de aprender cada música que passa, se dedica aos ensaios e foi muito legal ela participar. Ela também está se dedicando mais aos estudos também”, contou a auxiliar de governança.

Estudantes aprenderam a tocar os instrumentos com muita dedicação. Foto: Sérgio Alcântara


O Projeto

O projeto tem como principal objetivo utilizar a música como ferramenta de transformação e resgate cultural, e também promover possibilidades de profissionalização. A iniciativa é por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O projeto tem como patrocinador a Equatorial Alagoas e conta com os apoios do Grupo Amarante (Salinas Maragogi) e Prefeitura de Maragogi (Secretaria de Educação).

Núcleo de Orquestras Jovens de Maragogi

O Núcleo de Orquestras Jovens de Maragogi promoveu aulas com instrumentos como violino, violoncelo, trombone, trompete, saxofone, teclado, flauta e outros instrumentos, além de canto coral. A Orquestra de Maragogi recebe coordenação técnica da Associação Viva Música, que tem na regência o maestro Bruno Barreto, mestre em Música, Cultura e Sociedade pela Universidade Federal de Goiás.

Estudantes evoluíram rápido e fizeram o 1º concerto didático. Foto: Sérgio Alcântara