Geral

Bombeiros dão dicas de primeiros socorros em casos de acidentes em Maragogi

A palestra foi voltada para servidores do Campus Maragogi, que também acompanharam simulação de atendimento a vítima de engasgo

Por Assessoria 13/07/2023 16h04
Bombeiros dão dicas de primeiros socorros em casos de acidentes em Maragogi
Bombeiros dão dicas de primeiros socorros em casos de acidentes em Maragogi - Foto: Assessoria

Dicas de prevenção de acidentes e socorro às vítimas foram o tema da palestra dos representantes do 2º Grupamento de Bombeiros Militares para os servidores do Instituto Federal de Alagoas, no Campus Maragogi. O encontro ocorreu na manhã desta quinta-feira (13), na unidade de ensino.

Em quase duas horas de palestra, os Bombeiros deram instruções de como proceder em situações de choque elétrico, de picadas de cobras e de vazamentos de gás de cozinha. Um dos pontos que mais chamou a atenção no encontro foi a simulação de socorro a vítima de engasgo.

“Nós fazemos esse trabalho educativo sempre que somos solicitados. Vamos com a guarnição disponível, prestamos as informações referentes ao assunto, interagimos com o público e fazemos o possível para deixá-lo ciente antes de acionarem o 193”, explicou o sargento do Charlton Cavalcante .

Segundo a organizadora do evento, a técnica de Enfermagem Chrisjacele Araujo, os conhecimentos apresentados na palestra são úteis para prevenção de acidentes e em ocorrências no Campus, em casa ou em qualquer local que precise de alguém que tenha noções de primeiros socorros.

“Qualquer pessoa que necessite de atendimento pré-hospitalar, como queimaduras, é totalmente necessária uma ação de emergência para ser encaminhada ao pronto-socorro. É preciso que todos tenham esse conhecimento para segurança do Campus e até em nível doméstico”, afirmou Chrisjacele Araújo. Em casos de acidentes, a população pode ligar para o Samu (192) ou Bombeiros (193).

Bombeiros dão dicas de primeiros socorros em casos de acidentes em Maragogi. Foto: Assessoria