Maragogi

Após morte de dois adolescentes por afogamento, criança é salva em Maragogi

Menor de idade foi orientado por um banhista

Por 7Segundos 25/07/2023 13h01 - Atualizado em 25/07/2023 17h05
Após morte de dois adolescentes por afogamento, criança é salva  em Maragogi
Menino estava se dirigindo ao local do acidente, sem ter noção da situação - Foto: Reprodução

Uma criança foi salva de um possível afogamento por um marinheiro, na manhã desta segunda-feira (24), em Maragogi. A situação ocorreu na Praia de Ponta de Mangue, perto de Praia de  Peroba, local onde dois irmãos, uma criança e um adolescente, turistas de São Paulo, vieram a óbito.

Em um vídeo gravado por populares, é possível ver o momento onde o marinheiro num jet ski se aproxima da criança, que estava indo em direção ao local da tragédia ocorrida no último dia 17 de Julho, sob a autorização de seus pais. O marinheiro trata-se de Ailton Gomes da Silva Júnior, de 22 anos de idade. 

Buscando orientar a população, o marinheiro conversou com os pais e responsáveis pelo garoto, que não teve a sua idade ou nomes divulgados, a fim de evitar uma tragédia semelhante à ocorrida nos últimos dias. "A gente fala: ‘pessoal, não vá para o banco de areia porque é muito perigoso’. Tem aí a galera que vem para Maragogi, vários blogueiros, vários pessoas que postam vídeos de viagem e incentivam pessoas a subir em banco de areia, ir para a piscina natural, fica dizendo que tem piscina natural de graça, que não precisa pagar embarcação e é uma coisa que o pessoal pensa que vai economizar na viagem, mas aí acaba arriscando a própria vida", alertou Ailton Gabriel da Silva Júnior. 

Ailton Gomes da Silva ressalta que a orientação é que não é para ir para o banco de areia. "Por isso a gente nunca indica ninguém e toda vez que a gente está na praia e ver alguém subindo no banco de areia, tanto a gente do jet ski, como o pessoal da lancha de Ponta de Mangue, todo mundo se mobiliza sempre avisa e isso não é a primeira vez, são vários socorros que a gente faz, tanto de jet tanto de lancha do pessoal fica subindo no bando de areia e não consegue voltar", relatou.

"Esse só foi um dos casos que eu consegui gravar e passar para o pessoal porque era uma criança já na hora o olho em encheu de lágrima por ser uma criança e na mesma semana a gente ter perdido duas e foi na hora que consegui gravar para mostrar para o pessoal e tem essa alerta para todo mundo", disse o marinheiro. 

Marinheiro que conseguiu salvar a criança. Foto: Cortesia


O CASO

Dois irmãos, uma criança e um adolescente, do Estado de São Paulo, morreram afogados na última segunda-feira , 17 de julho, em Maragogi, no Litoral Norte de Alagoas. A fatalidade ocorreu próxima a uma barreira de pedras de corais, no mar da Praia de Peroba.

De acordo com testemunhas, os irmãos de 11 e 16 anos de idade, estavam com o pai José Juscelino Nascimento (41 anos) e um primo deles, quando por volta das 9h daquela manhã uma onda forte veio e derrubou eles numa espécie de canal na área de corais de pedras. O adulto conseguiu salvar o sobrinho de 16 anos, mas os dois filhos desapareceram no mar.

Mergulhadores profissionais de Maragogi souberam do fato e agiram para tentar encontrar as vítimas. O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL) foi acionado para a ocorrência e enviou guarda-vidas e militares que estavam na sede do 2º Grupamento de Bombeiros Militar (2º GBM). O helicóptero da Segurança Pública também ajudou nas buscas.

As horas foram passando, mas os meninos não foram encontrados. Por volta das 12h10 daquele dia, mergulhadores conseguiram encontrar as duas vítimas juntas e sem nenhum sinal vital em ambos. Eles estavam a uma profundidade de 5m. Socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) confirmaram as mortes dos meninos Gabriel Bernardo e Gustavo Bernardo.

O tenente Neto, do CBM/AL, confirmou a fatalidade. "A gente recebeu um comunicado e quando a deslocou a equipe para Peroba, o pessoal do GV (guarda-vidas) com a equipe geral, a gente chegou, foram feitas as buscas e no decorrer do tempo, tivemos uma noção melhor do local onde possivelmente estavam e encontramos e não queríamos que tivesse acontecido essa tragédia", disse.

Segundo banhistas, os quatro foram para a barreira de corais quando a maré estava baixa. Peritos do Instituto de Criminalística (IC) foram acionados para a ocorrência na cidade litorânea e os corpos das duas vítimas fatais foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) Estácio de Lima, no bairro Tabuleiro do Martins, na parte alta de Maceió.

Os turistas do Estado de São Paulo chegaram em Maragogi no domingo (16). Os sobreviventes foram encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santo Antônio, no Patum, na região central da cidade litorânea.