Educação

Especialização em Ciências da Natureza e Matemática abre inscrições no Ifal Maragogi

Pós-graduação Lato Sensu estará com inscrições abertas de 14 de agosto a 15 de setembro

Por Assessoria 03/08/2023 15h03
Especialização em Ciências da Natureza e Matemática abre inscrições no Ifal Maragogi
Curso é gratuito e ocorrerá em Maragogi - Foto: Assessoria

A turma 2023 da especialização em Ciências da Natureza e Matemática estará com inscrições abertas no período de 14 de agosto a 15 de setembro. São ofertadas 48 vagas na pós-graduação que funciona no Instituto Federal de Alagoas - Campus Maragogi e é ministrada por professores da própria instituição.

Conforme o edital, o público-alvo do processo seletivo são candidatos portadores de diploma de graduação, em curso reconhecido pelo MEC, preferencialmente, atuando na rede pública de ensino e com formação em Matemática, Física, Química, Biologia, Pedagogia. Também podem participar os portadores de diploma de outras graduações que comprovem efetivo exercício docente em Ciências, Biologia, Física, Química ou Matemática.

O edital informa que as inscrições serão realizadas exclusivamente pela Internet, no Sistema de Seleção do Instituto Federal de Alagoas. Esse procedimento e o curso são gratuitos.

A seleção dos candidatos ocorrerá em duas etapas. A primeira corresponde à avaliação de proposta simplificada de pesquisa adequada às linhas do programa, de caráter eliminatório. A segunda diz respeito à avaliação de Currículo Lattes, de cunho classificatório. O resultado final do certame sai dia 20 de outubro e a aula inaugural está programada para ocorrer dia 11 de novembro.

Capacitação ocorre de modo presencial, mas há conteúdos remotos

A pós-graduação em Ciências da Natureza e Matemática é presencial, mas poderá compreender conteúdos remotos. As aulas e as avaliações presenciais ocorrerão preferencialmente aos sábados, das 8h às 12h ou das 13h às 17h, no Campus Maragogi, que fica localizado na praia de Peroba. A carga horária será de 360 horas, incluídas as de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O aluno sairá com o certificado de especialista ao final dos estudos.

O grande diferencial desse curso é que 90% dos 21 ministradores possuem mestrado ou doutorado, sendo a maior parte deles servidores do Instituto Federal de Alagoas. De acordo com o coordenador do curso Mateus Queiroz, o conteúdo que eles passarão aos alunos e a forma de realização do Trabalho de Conclusão do Curso foram desenhadas para atender as necessidades dos educadores do Litoral Norte. O objetivo é melhorar a educação.

Mateus Queiroz informou que os pós-graduandos da turma iniciada em 2022 estão aplicando, em sala de aula, os conteúdos que aprenderam nos encontros da capacitação. “Muitos já colocaram em prática a gamificação (especialmente as metodologias ativas), atividades com tecnologia e até sem tecnologia digital, como os jogos de tabuleiros. Alguns também começaram a trabalhar avaliações mais diluídas dentro do período letivo em vez de pontuais”, exemplificou.

Os alunos da especialização tem à disposição laboratórios de Física, Matemática, Química, Biologia e Informática do Campus Maragogi. Contam ainda com auditório e biblioteca.