Música

Alunos de escolas de Maragogi recebem palestra sobre música

Ação é uma iniciativa da Associação Viva Música

Por Maurício Silva 24/08/2023 09h09 - Atualizado em 24/08/2023 11h11
Alunos de escolas de Maragogi recebem palestra sobre música
Palestra destacou a importância da música no contexto da educação básica - Foto: Sérgio Alcântara / Assessoria

Alunos de três escolas públicas de Maragogi tiveram um dia diferente nesta quarta-feira (23) quando receberam uma palestra sobre a importância da música. Com o tema: ‘Música no Contexto da Educação Básica’, os estudantes foram privilegiados com a iniciativa. A ação é da Associação Viva Música.

No período da manhã, os privilegiados com a palestra foram os adolescentes da Escola Municipal Cívico-Militar Dr. José Jorge de Farias Sales. O professor e mestre em música, Handemberg Silva, palestrou para os alunos sobre a importância que a música traz a para a educação e para a vida do cidadão.

Rosana Barreto (blusa preta) é uma das incentivadoras do projeto em Maragogi. Foto: Sérgio Alcântara


No período da tarde, Handemberg Silva deu a palestra para os alunos das escolas municipais Manoel Medeiros da Costa e Dr. Edvaldo de Melo Sena, ambas localizadas no povoado São Bento. As palestras nas três escolas da cidade do Litoral Norte de Alagoas contaram com intérprete de Libras em tempo real com o professor Luciano Sousa.

O mestre em música Handemberg Silva foi o responsável pela palestra. Foto: Isac Silva


Estudante da Escola Cívico Militar, Vinícius Guimarães, de 11 anos de idade, toca saxofone tenor no Núcleo de Orquestras Jovens de Maragogi e disse que a música só trouxe benefícios. “A música também é o estudo, melhoro o aprendizado quando aprendo com música. Pretendo levar a música para toda a minha vida. Eu também aprendo mais sobre a cultura do Brasil e também do mundo. Aqui na nossa escola é muito bom para aprendermos mais sobre música, da cultura do Brasil e de outros países. A palestra foi muito boa por conta que mostrou vários projetos de sucesso no Brasil e o nosso aqui em Alagoas”, enfatizou o aluno do 7º ano C.

Primeira palestra foi na Escola Cívico-Militar. Foto: Sérgio Alcântara


Morador de São Bento,Thiago Romero da Silva Prazeres, de 13 anos, gostou muito da iniciativa. “Muito boa essa palestra e não tinha isso aqui na nossa cidade, chegou e é muito interessante isso. Vou me interessar em tocar na orquestra. Eu quero tocar violoncelo”, afirmou o estudante do 7º ano B da Escola Manoel Medeiros da Costa.

Alunos da Escola Manoel Medeiros da Costa também receberam a palestra. Foto: Sérgio Alcântara


A aluna Juliane Alves Pinheiro de Freitas, 12 anos, aprendeu a tocar trompete no Núcleo de Orquestras Jovens de Maragogi. “Quando o projeto foi anunciado na sala eu logo me interessei para participar. No início, eu achava que não iria conseguir, só que começaram as aulas e comecei a tocar e agora estou na orquestra. Pretendo levar a música por toda a minha vida. A palestra foi muito importante que a gente viu que têm outros projetos que funcionam muito bem em nosso país e que aqui em Maragogi espero que seja referência”, disse ela, que estuda no 7º ano A da Escola Cívico-Militar Dr. José Jorge de Farias Sales.

Alunos da Escola Edvaldo de Melo Sena também acompanharam a palestra. Foto: Sérgio Alcântara


Núcleo de Orquestras Jovens de Maragogi

O Núcleo de Orquestras Jovens de Maragogi promoveu aulas com instrumentos como violino, violoncelo, trombone, trompete, saxofone, teclado, flauta e outros instrumentos, além de canto coral. A Orquestra de Maragogi recebe coordenação técnica da Associação Viva Música. Nessa etapa, foram 60 alunos contemplados.

Alunos prestaram atenção na palestra. Foto: Sérgio Alcântara


O Projeto

O projeto tem como principal objetivo utilizar a música como ferramenta de transformação e resgate cultural, e também promover possibilidades de profissionalização. A iniciativa é por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O projeto tem como patrocinador a Equatorial Alagoas e conta com os apoios do Grupo Amarante (Salinas Maragogi) e Prefeitura de Maragogi (Secretaria de Educação).

Palestras contou com depoimentos de músicos por vídeo. Foto: Sérgio Alcântara