Turismo

Estudantes realizam pesquisa com melhorias para as dificuldades enfrentadas no turismo de Maragogi

Inclusão e qualificação profissional foram alguns dos pontos abordados pelos estudantes

Por 7Segundos com assessoria 22/09/2023 16h04
Estudantes realizam pesquisa com melhorias para as dificuldades enfrentadas no turismo de Maragogi
Alunos são do curso de serviços hoteleiros - Foto: Reprodução/Assessoria

Estudantes do curso Serviços Hoteleiros do Senac Alagoas desenvolveram um projeto para apresentar soluções às dificuldades enfrentadas no Turismo de Maragogi. Com aulas realizadas no próprio município, a turma apresentou o trabalho ao público na última quarta-feira (20/9), no auditório da Unidade Poço.

De acordo com a instrutora do Senac Alagoas responsável pelo projeto, Gleicy Cabral, “foram realizadas visitas e entrevistas nos pontos turísticos para que fossem identificadas as dificuldades que os turistas encontram. Com base nesses dados, os alunos reuniram ideias e agora estão apresentando essas soluções a todos, para que a hotelaria siga seu propósito: receber bem todas as pessoas, sem exclusão”.

Dentre os pontos de melhoria abordados, os jovens destacaram a importância da divulgação assertiva, acessibilidade e soft skills no atendimento ao cliente, como ter uma boa comunicação, empatia e pensamento analítico. Além dessa discussão, os alunos também convidaram Cícero Filgueira, gestor no Hotel Tropicalis Palms para dar dicas sobre hospitalidade.

Segundo Filgueira, “o evento promovido pelos estudantes mostra o potencial que o litoral norte tem, com grandes talentos profissionais, e desmistifica a ideia de que a hotelaria de qualidade só existe em Maceió. Por isso, parabenizo todos esses jovens pelo trabalho realizado”. Cacilda Buarque, coordenadora do Polo UAB Maragogi (Universidade Aberta do Brasil), também foi convidada a participar da apresentação e desejou sucesso aos alunos. “Já fui instrutora de Turismo no Senac e sei como é difícil desenvolver novos profissionais, mas com esse projeto vejo que a Instituição conseguiu atingir esse objetivo. Agora, espero apenas o sucesso desses jovens”, falou ela.

Alícya Silva é uma dessas jovens e atuou como cerimonialista do evento. Para ela, “hotelaria é junção, união e contribuição. Por isso, estamos apresentando o projeto a todos hoje e também vamos apresentá-lo aos hotéis da região, porque acreditamos na efetividade do nosso trabalho”. Na apresentação da pesquisa que foi realizada com os turistas que visitaram Maragogi, o aluno Caio Melo destacou a importância dos dados para o turismo da região. “Percebemos que precisamos de ainda mais investimento em qualificação não só nas redes hoteleiras, mas em outras áreas de serviços que atendem o turista. Além disso, descobrimos, também, oportunidades de crescimento, como a área de turismo religioso e inclusivo”, afirmou ele.

No encerramento da apresentação, o Gerente de Educação Profissional do Senac Alagoas, Aristóteles Oliveira, ressaltou que projetos como esse refletem a preocupação que a instituição tem em oferecer profissionais conscientes e capacitados para o mercado. “Faz parte do nosso processo educacional desenvolver competências por meio de marcas formativas como a atitude colaborativa e os alunos provaram, com essa apresentação, que são profissionais que vão além do básico”, concluiu ele.