Economia

Servidores da Prefeitura do Passo de Camaragibe sofrem com atraso salarial

Gestão reconhece situação e diz que crise na queda do FPM dificulta

Por Maurício Silva 24/10/2023 15h03 - Atualizado em 24/10/2023 15h03
Servidores da Prefeitura do Passo de Camaragibe sofrem com atraso salarial
Prefeitura do Passo de Camaragibe alega redução do FPM - Foto: 7Segundos

Os servidores contratados que trabalham na Prefeitura do Passo de Camaragibe estão passando por uma fase financeira muito difícil: há relatos de trabalhadores que estão há três meses sem que os vencimentos sejam depositados nas contas. A situação se tornou dramática. A gestão municipal reconhece o problema e alega que a crise ocasionada pela queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) dificulta a situação.

Os funcionários alegam que quem trabalha precisa receber rigorosamente em dia, mas a gestão do prefeito Ellisson Santos não vem conseguindo honrar todos os compromissos salariais. Além do atraso salarial dos servidores, há os fornecedores da prefeitura que também não estão vendo a cor do dinheiro.

O atraso salarial tem prejudicado os trabalhadores e o endividamento virou um fantasma constante de quem trabalha contratado na Prefeitura do Passo de Camaragibe. Os comerciantes da cidade do Litoral Norte de Alagoas também estão sendo afetados com a situação.

Um servidor – que preferiu manter o anonimato – disse que a situação é desesperadora na sua casa. Ele disse que o atraso salarial tem prejudicado muito sua família e falta dinheiro até para as necessidades básicas. Há servidores que estão há dois meses sem receber e outros já estão há três meses.

A gestão se manifestou com as seguintes informações:

Os municípios, incluindo o Passo de Camaragibe, enfrentam desafios financeiros devido à redução no Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A Associação dos Municípios de Alagoas liderou um movimento em busca de soluções junto ao governo federal. O prefeito e sua equipe estão buscando alternativas para lidar com essa situação. Brevemente, estamos dependendo do repasse do Governo Federal.

A gestão já começou a regularizar aos poucos, de acordo com os recursos que vão entrando: O pessoal do Caps, todos da Educação, agentes de saúde e médicos estão com seus salários em dia. Aos poucos, todos vão ser regularizados. Mais uma vez, lembrando que isso é um problema que todos os municípios estão passando, uns mais que os outros.