Turismo

Pelo 3º ano consecutivo, Praia do Patacho recebe o selo Bandeira Azul

O selo é uma certificação internacional da Fundação para a Educação Ambiental atestando, entre outros requisitos, a qualidade da água para os banhistas

Por 7Segundos, com Assessoria 28/10/2023 10h10
Pelo 3º ano consecutivo, Praia do Patacho recebe o selo Bandeira Azul
Porto de Pedras celebra a renovação do selo Bandeira Azul - Foto: Assessoria

A belissíma Praia do Patacho, que fica no munícipio de Porto de Pedras, recebe pela 3ª vez consecutiva o certificado Bandeira Azul, desta vez para a temporada 2023/2024. A cerimônia de entrega da Bandeira aconteceu nesta sexta-feira, 28, na cidade de Balneário Camboriú (SC). Além do selo, o município levou o prêmio nacional destaque em educação ambiental com o vídeo sobre os efeitos da poluição na vida marinha.

Ao todo, 34 critérios são levados em conta pelo júri, entre eles qualidade da água, limpeza da praia, valor cultural do local e o oferecimento de atividades de educação ambiental para a população. Porto de Pedras é o único município alagoano reconhecido nesta edição do programa.

O prefeito de Porto de Pedras, Henrique Vilela, acompanhado das secretarias Zélia Cavalcanti, Flávia Rêgo e Márcia Cunha, das pastas de Turismo, Meio Ambiente e Educação, respectivamente, participou do evento e comentou da felicidade deste momento e da importância da renovação do selo para o turismo da região.

"Temos uma grande responsabilidade na mão por termos a única praia de Alagoas com o Selo Bandeira Azul e tudo isso graças ao trabalho incansável e integrado entre diversas secretarias do município. A colaboração dos moradores da região , associações turísticas e também dos nossos turistas, que se encantam com o paraíso do Patacho e cuidam para que os próximos tenham a mesma experiência que eles, é indispensável nessa conquista", afirmou Vilela.

A secretária de Turismo, Zélia Cavalcanti, disse que a renovação do selo é importante para o desenvolvimento econômico e o fortalecimento do turismo do litoral norte alagoano. "A presença da Bandeira em nossa praia reforça a qualidade do nosso litoral e o cuidado que a gestão e o município possuem com as diretrizes de preservação ambiental. Ser a única praia alagoana com este selo atraí os olhares não só dos turistas, mas também de grandes empreendedores que buscam investir na região, fazendo girar toda uma cadeia de desenvolvimento", disse Zélia. 

“É nesse ambiente seguro que vivemos e sentimos prazer em compartilhar, complementou a secretária de Meio Ambiente, Flávia Rego, ao dizer também que o Bandeira Azul faz Porto de Pedras ser um destino desejado e inspirador.

Este será o segundo evento presencial, organizado pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR). O Bandeira Azul é uma iniciativa da Foundation for Environmental Education (FEE) e conta com o apoio de diversas instituições internacionais.

O primeiro encontro desta temporada aconteceu em novembro do ano passado em Niterói, onde além da certificação de praias e marinas que cumpriram os critérios estabelecidos, também foram entregues prêmios em educação ambiental.

Autoridades de Porto de Pedras celebram a renovação do selo. Foto: Assessoria